Aula sobre Cronica Narrativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A crônica é um gênero textual que mescla a narrativa e a reflexão sobre fatos cotidianos, sendo amplamente utilizado na mídia impressa e digital. A crônica permite ao autor expressar sua opinião sobre um tema ou acontecimento, utilizando recursos literários para prender a atenção do leitor. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao gênero crônica narrativa e irão explorar diferentes elementos da estrutura narrativa, como enredo, personagens, tempo e espaço, para criar suas próprias narrativas. A metodologia ativa design thinking será utilizada para que os alunos possam desenvolver empatia com o personagem e criar narrativas mais envolventes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o gênero crônica e a sua estrutura textual. Discuta brevemente as principais características do gênero, como a narrativa em primeira pessoa, a presença de fatos cotidianos, a mescla de elementos reais e imaginários, e a linguagem informal.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para elaborar o personagem principal para o desenvolvimento de uma crônica. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor suas características e motivações para criar uma história envolvente e interessante.

  3. Etapa 3 - Criação do personagem

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão criar um personagem para ser o protagonista de sua crônica. Eles deverão pensar em características físicas, psicológicas e sociais deste personagem.

  4. Etapa 4 - Criação do enredo

    Os alunos irão criar o enredo da sua crônica, pensando em um acontecimento cotidiano que possa servir de base para a história do protagonista. Eles deverão pensar em um conflito que este personagem irá enfrentar e como ele irá resolvê-lo.

  5. Etapa 5 - Criação do espaço e tempo

    Os alunos irão criar o espaço e o tempo da sua crônica, pensando em como estes elementos podem contribuir para a história e o desenvolvimento do personagem.

  6. Etapa 6 - Escrita da crônica

    Os alunos irão escrever suas crônicas, utilizando os elementos narrativos desenvolvidos nas etapas anteriores.

  7. Etapa 7 - Leitura e discussão das crônicas

    Os alunos irão ler suas crônicas em voz alta para a turma e juntos irão discutir as diferentes abordagens e elementos desenvolvidos por cada aluno.

  8. Etapa 8 - Reflexão e autoavaliação

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e desenvolvimento de suas crônicas e farão uma autoavaliação do seu trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais utilizando os elementos narrativos próprios do gênero crônica narrativa;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de personagens e enredos;
  • Aplicar a metodologia design thinking para desenvolver empatia com o personagem e criar narrativas mais envolventes.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos elementos narrativos do gênero crônica narrativa;
  • Coerência e coesão da narrativa;
  • Criatividade e originalidade na criação do personagem e do enredo;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de criação e desenvolvimento da crônica.

Ações do professor

  • Apresentação do mapa de empatia e explicação dos campos;
  • Orientação na criação do personagem, enredo, espaço e tempo da crônica;
  • Estímulo à criatividade e originalidade dos alunos;
  • Leitura e discussão das crônicas produzidas pelos alunos;
  • Orientação na reflexão e autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criação do mapa de empatia para o personagem;
  • Criação do personagem, enredo, espaço e tempo da crônica;
  • Escrita da crônica;
  • Leitura e discussão das crônicas produzidas pelos colegas;
  • Reflexão e autoavaliação sobre o processo de criação e desenvolvimento da crônica.