Aula sobre Cronica Narrativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará o tema da aula e explicará o que é uma crônica narrativa. Em seguida, apresentará exemplos de crônicas conhecidas e suas características.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - EnredoNesta estação, os alunos serão desafiados a criar o enredo da sua crônica. Forneça algumas ideias como ponto de partida, mas os alunos terão liberdade para criar a sua própria história. Eles deverão definir o conflito central, o clímax e o desfecho.
Estação 2 - Personagens
Na segunda estação, os alunos serão desafiados a criar os personagens da sua crônica. Eles deverão definir as características físicas e psicológicas dos seus personagens, bem como o papel que cada um desempenhará na história.
Estação 3 - Tempo e espaço
Nesta estação, os alunos irão definir o tempo e o espaço em que se passará a sua crônica. Eles deverão pensar em detalhes como a época do ano, o local onde a história se passa e como esses elementos influenciarão na trama.
Etapa 3 - Finalização
Na última etapa, cada grupo irá apresentar a sua crônica para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade dos alunos e dê feedbacks construtivos sobre os trabalhos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Estimular a escrita e a leitura;
- Promover a integração e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de criar enredos, personagens, tempo e espaço em uma narrativa ficcional.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade da história;
- Coerência na construção do enredo, personagens, tempo e espaço;
- Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero da crônica;
- Coesão e coerência do texto;
- Utilização correta dos tempos verbais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada;
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
- Incentivar a integração e a colaboração entre os alunos;
- Promover a leitura e a escrita dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o enredo da sua crônica;
- Definir as características dos personagens;
- Escolher o tempo e o espaço em que a história se passará;
- Escrever a sua própria crônica;
- Apresentar o seu trabalho para a turma.