Aula sobre Cronica Narrativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A crônica é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, blogs ou redes sociais. Ela é uma narrativa curta que aborda fatos cotidianos com um olhar crítico ou irônico, e pretende divertir, emocionar ou refletir sobre determinados temas. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criarem suas próprias crônicas, utilizando as características do gênero narrativo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa sala de aula invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Para a atividade prévia, disponibilize aos alunos uma crônica narrativa de sua escolha para que eles leiam em casa. Explique que eles devem fazer anotações sobre os elementos que compõem a crônica, como o narrador, os personagens, o tempo e o espaço da narrativa, o estilo de escrita, os elementos de humor ou crítica social, entre outros. Além disso, os alunos devem destacar trechos da crônica que considerem interessantes, engraçados ou significativos e explicar por que escolheram esses trechos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do gênero crônica

    Apresente o gênero crônica, mostrando exemplos de crônicas em jornais, revistas ou blogs. Em seguida, explique as características do gênero, como o tom informal, a presença de um narrador-personagem e a abordagem de temas cotidianos. Em seguida, peça que os alunos compartilhem suas leituras e reflexões, criando um ambiente de discussão e análise das características da crônica narrativa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos de 4 a 5 pessoas, irão criar um mapa conceitual sobre o tema "crônica narrativa". Cada grupo deve escolher uma ideia central para a escrita da crônica e, a partir dela, criar 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. O mapa conceitual deve ser criado em papel ou em um aplicativo de mapas mentais.

  4. Etapa 4 - Elaboração da crônica

    Com base nas discussões realizadas e no mapa conceitual criado, os alunos deverão elaborar uma crônica narrativa em grupos. O tema da crônica deve ser livre, desde que respeite as características do gênero.

  5. Etapa 5 - Apresentação das crônicas

    Os grupos deverão apresentar suas crônicas para a turma, utilizando, se possível, recursos audiovisuais, como slides ou vídeos. Os alunos deverão avaliar as apresentações dos colegas, levando em conta os critérios de avaliação estabelecidos pelo professor.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o processo

    Conduza uma reflexão sobre o processo de criação das crônicas, questionando os alunos sobre as dificuldades encontradas e o que aprenderam durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Registro escrito

    Os alunos deverão registrar em seus cadernos as principais informações aprendidas sobre o gênero crônica e o processo de criação de uma crônica narrativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais utilizando as características do gênero crônica narrativa;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão textual;
  • Adequação ao gênero crônica narrativa;
  • Criatividade;
  • Uso correto dos tempos verbais;
  • Apresentação e organização da crônica.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero crônica e suas características;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Acompanhar o processo de elaboração das crônicas;
  • Avaliar as crônicas produzidas pelos alunos;
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de criação das crônicas.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual sobre o tema "Crônica narrativa";
  • Discutir sobre o tema com o professor e os colegas;
  • Elaborar uma crônica narrativa em grupo;
  • Apresentar a crônica para a turma;
  • Registrar as informações aprendidas sobre o gênero crônica e o processo de criação de uma crônica narrativa em seus cadernos.