Aula sobre Cronica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas e blogs. São textos curtos que trazem reflexões sobre temas atuais e cotidianos, utilizando uma linguagem descontraída e próxima do leitor. Neste material, utilizaremos o Design Sprint para desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação e estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando a crônica e suas características. Em seguida, os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de buscar exemplos de crônicas em jornais, revistas e blogs. Cada grupo deve apresentar um exemplo e destacar as características da crônica encontrada.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Com base nas características aprendidas na etapa anterior, os grupos devem esboçar ideias para desenvolver uma crônica.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam suas ideias e discutem internamente qual abordagem será utilizada para a criação da crônica, levando em conta as características do gênero.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a abordagem definida, os alunos escrevem a crônica. Oriente-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos trocam as crônicas produzidas e realizam uma leitura crítica, apontando os pontos fortes e fracos de cada texto e sugerindo possíveis melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos;
  • Aplicar o Design Sprint para estimular a colaboração e a tomada de decisão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação das características da crônica;
  • Criatividade e originalidade na abordagem do tema;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Reflexão crítica sobre o tema escolhido;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de crônica e suas características;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Estimular a discussão em grupo e a tomada de decisão;
  • Dar feedbacks construtivos para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Ações do aluno

  • Buscar exemplos de crônicas em jornais, revistas e blogs;
  • Esboçar a ideia principal do texto e possíveis abordagens do tema escolhido;
  • Decidir em grupo qual abordagem será utilizada para a criação da crônica;
  • Escrever uma crônica e fazer uma leitura crítica dos textos produzidos pelos colegas.