Aula sobre Cronica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A crônica é um gênero textual presente em jornais, revistas, blogs e até mesmo em redes sociais. Ela é um texto curto e objetivo que geralmente traz uma reflexão sobre algum acontecimento do dia a dia ou do mundo em geral. Neste material, vamos utilizar o Design Thinking para aprender mais sobre esse gênero, suas características e como ele pode ser produzido de forma criativa e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando a crônica e as suas principais características. Explique que a crônica é um texto curto que geralmente traz uma reflexão sobre algum acontecimento. Mostre exemplos de crônicas e peça para os alunos analisarem as características do gênero.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Explique o Design Thinking e como ele pode ser utilizado para encontrar soluções criativas. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para criarem um mapa de empatia sobre um personagem que queiram trabalhar em uma crônica. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação dos subtópicos

    Com base no mapa de empatia criado na etapa anterior, peça para os grupos identificarem temas que podem ser abordados na crônica. Exemplo: "A rotina em casa", "Os desafios do futuro", "As saudades dos amigos", "A importância dos estudos", entre outros.

  4. Etapa 4 - Produção da crônica

    Com base no mapa da empatia e nos subtópicos identificados na etapa anterior, peça para a turma produzir uma crônica. Estimule a criatividade e a originalidade na produção do texto.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    Após a produção da crônica, peça para cada aluno revisar e editar seu texto, verificando possíveis erros de gramática e ortografia.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Finalize a aula com a leitura em voz alta das crônicas produzidas pela turma. Cada aluno deve ler a sua. Estimule a reflexão e o debate sobre as ideias apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na produção textual.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Thinking na produção de textos.
  • Estimular a reflexão e o debate sobre temas relevantes do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão textual.
  • Originalidade e criatividade na produção textual.
  • Adequação ao gênero.
  • Correção gramatical e ortográfica.
  • Participação ativa.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero textual e suas características.
  • Explicar a metodologia ativa e como ela pode ser aplicada na produção de textos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na produção textual.
  • Orientar os alunos na revisão e edição do texto.
  • Estimular a reflexão e o debate sobre temas relevantes do cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar da criação do mapa de empatia.
  • Identificar os subtópicos a serem abordados na crônica.
  • Produzir, revisar e editar o texto.
  • Participar da leitura em voz alta e do debate sobre as ideias apresentadas no texto.