Aula sobre Cronica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A crônica é um gênero literário que aborda fatos do cotidiano, sempre com uma pitada de humor, ironia ou reflexão. Ela pode ser encontrada em jornais, revistas e blogs, sendo uma forma de se manter informado sobre o que acontece no mundo e se divertir com a leitura. Neste material, utilizaremos a Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
Etapa 1 - Introdução
Explique o que é uma crônica e como ela é escrita, utilizando exemplos de crônicas conhecidas.Etapa 2 - Leitura e análise de crônicas
Em casa, os alunos irão ler duas crônicas selecionadas por você. Eles deverão analisar as crônicas e anotar suas percepções e interpretações.Etapa 3 - Produção de crônicas
Os alunos irão produzir suas próprias crônicas. Você pode sugerir o tema ou deixar a escolha livre.Etapa 4 - Apresentação das crônicas
Os alunos irão apresentar suas crônicas para a turma. Incentive os feedbacks e as trocas de ideias.Etapa 5 - Criação do template
Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade com suas percepções do que foi bom, do que foi ruim e do que poderia ser melhorado.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando a importância da leitura e produção de crônicas, e como a Dinâmica dos 3 Qs pode auxiliar no processo de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de crônicas.
- Estimular a produção de textos criativos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o cotidiano e a sociedade.
- Promover a colaboração e troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de avaliação.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e coesão na produção textual.
- Utilização adequada da pontuação, ortografia e gramática.
- Criatividade e originalidade na produção textual.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo e a metodologia da atividade.
- Selecionar crônicas adequadas para análise e avaliação.
- Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a produção textual e a reflexão crítica.
- Avaliar adequadamente as produções dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir textos criativos e originais.
- Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs.
- Colaborar com os colegas na produção dos textos.
- Participar ativamente na apresentação das crônicas para a turma.