Aula sobre Cronica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A crônica é um gênero literário que aborda fatos do cotidiano, sempre com uma pitada de humor, ironia ou reflexão. Ela pode ser encontrada em jornais, revistas e blogs, sendo uma forma de se manter informado sobre o que acontece no mundo e se divertir com a leitura. Neste material, utilizaremos a Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que é uma crônica e como ela é escrita, utilizando exemplos de crônicas conhecidas.

  2. Etapa 2 - Leitura e análise de crônicas

    Em casa, os alunos irão ler duas crônicas selecionadas por você. Eles deverão analisar as crônicas e anotar suas percepções e interpretações.

  3. Etapa 3 - Produção de crônicas

    Os alunos irão produzir suas próprias crônicas. Você pode sugerir o tema ou deixar a escolha livre.

  4. Etapa 4 - Apresentação das crônicas

    Os alunos irão apresentar suas crônicas para a turma. Incentive os feedbacks e as trocas de ideias.

  5. Etapa 5 - Criação do template

    Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade com suas percepções do que foi bom, do que foi ruim e do que poderia ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando a importância da leitura e produção de crônicas, e como a Dinâmica dos 3 Qs pode auxiliar no processo de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de crônicas.
  • Estimular a produção de textos criativos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o cotidiano e a sociedade.
  • Promover a colaboração e troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e coesão na produção textual.
  • Utilização adequada da pontuação, ortografia e gramática.
  • Criatividade e originalidade na produção textual.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo e a metodologia da atividade.
  • Selecionar crônicas adequadas para análise e avaliação.
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a produção textual e a reflexão crítica.
  • Avaliar adequadamente as produções dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir textos criativos e originais.
  • Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Colaborar com os colegas na produção dos textos.
  • Participar ativamente na apresentação das crônicas para a turma.