Aula sobre Cubismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, na Europa, e teve grande impacto na arte moderna. Essa corrente artística propunha uma nova forma de representação da realidade, utilizando formas geométricas para criar uma imagem que representasse o objeto de forma mais completa. O cubismo influenciou não só a arte, mas também a arquitetura, a moda e o design. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o cubismo e como ele pode ser aplicado em diferentes áreas, além de desenvolver habilidades em Design Sprint.
Etapa 1 - Introdução ao cubismo
Apresente o movimento artístico do Cubismo, mostrando exemplos de obras de artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Incentive os alunos a observar as formas geométricas utilizadas nas obras e a pensar sobre como elas representam a realidade de forma diferente.Etapa 2 - Entender
Peça que os alunos criem um mapa mental em grupo, visando entender melhor o conceito de cubismo e suas características. O mapa mental deve incluir palavras-chave, imagens e exemplos de obras de arte.Etapa 3 - Esboçar
Peça que os alunos criem um esboço de uma obra de arte cubista, utilizando formas geométricas para representar um objeto de sua escolha. Forneça materiais como lápis, papel e régua para ajudar na criação do esboço.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão escolher um esboço para desenvolver em uma obra final. Eles devem justificar a escolha do esboço e explicar como pretendem desenvolvê-lo em uma obra final.Etapa 5 - Prototipar e testar
Os alunos irão criar uma obra final utilizando as formas geométricas escolhidas no esboço. Eles podem utilizar diferentes materiais, como tinta, lápis de cor, canetas, entre outros. Após a criação da obra final, os alunos irão apresentá-las para a turma e receber feedbacks dos colegas.Etapa 6 - Reflexão
Peça que os alunos reflitam sobre o processo de criação da obra final e sobre o que aprenderam sobre o Cubismo. Incentive a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de Design Sprint.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua influência na sociedade.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das formas geométricas no esboço e na obra final.
- Coerência entre o esboço e a obra final.
- Originalidade e criatividade na criação da obra final.
Ações do professor
- Apresentar o movimento artístico do cubismo e suas características.
- Fornecer materiais e orientação para a criação do esboço e da obra final.
- Estimular a reflexão crítica sobre a arte e sua influência na sociedade.
Ações do aluno
- Criar um mapa mental para entender melhor o conceito de cubismo.
- Esboçar uma obra de arte cubista utilizando formas geométricas.
- Criar uma obra final utilizando as formas geométricas escolhidas no esboço.