Aula sobre Cubismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, na Europa, e teve grande impacto na arte moderna. Essa corrente artística propunha uma nova forma de representação da realidade, utilizando formas geométricas para criar uma imagem que representasse o objeto de forma mais completa. O cubismo influenciou não só a arte, mas também a arquitetura, a moda e o design. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o cubismo e como ele pode ser aplicado em diferentes áreas, além de desenvolver habilidades em Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Introdução ao cubismo

    Apresente o movimento artístico do Cubismo, mostrando exemplos de obras de artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Incentive os alunos a observar as formas geométricas utilizadas nas obras e a pensar sobre como elas representam a realidade de forma diferente.

  2. Etapa 2 - Entender

    Peça que os alunos criem um mapa mental em grupo, visando entender melhor o conceito de cubismo e suas características. O mapa mental deve incluir palavras-chave, imagens e exemplos de obras de arte.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Peça que os alunos criem um esboço de uma obra de arte cubista, utilizando formas geométricas para representar um objeto de sua escolha. Forneça materiais como lápis, papel e régua para ajudar na criação do esboço.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um esboço para desenvolver em uma obra final. Eles devem justificar a escolha do esboço e explicar como pretendem desenvolvê-lo em uma obra final.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os alunos irão criar uma obra final utilizando as formas geométricas escolhidas no esboço. Eles podem utilizar diferentes materiais, como tinta, lápis de cor, canetas, entre outros. Após a criação da obra final, os alunos irão apresentá-las para a turma e receber feedbacks dos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça que os alunos reflitam sobre o processo de criação da obra final e sobre o que aprenderam sobre o Cubismo. Incentive a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de Design Sprint.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua influência na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das formas geométricas no esboço e na obra final.
  • Coerência entre o esboço e a obra final.
  • Originalidade e criatividade na criação da obra final.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento artístico do cubismo e suas características.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação do esboço e da obra final.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a arte e sua influência na sociedade.

Ações do aluno

  • Criar um mapa mental para entender melhor o conceito de cubismo.
  • Esboçar uma obra de arte cubista utilizando formas geométricas.
  • Criar uma obra final utilizando as formas geométricas escolhidas no esboço.