Aula sobre Cubismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX, na França. Ele se caracteriza pela representação de objetos e figuras em formas geométricas, como cubos, cones e cilindros. O cubismo foi uma revolução na arte, pois rompeu com a tradição de representação realista e abriu caminho para a arte abstrata. Nesta aula, os alunos irão explorar o cubismo e suas principais características, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor o movimento e suas influências.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do cubismo e suas principais características, utilizando imagens de obras de arte e exemplos práticos. Também explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia baseado no cubismo, utilizando os campos "O que o artista pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão trabalhar em grupos, discutindo e compartilhando ideias sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia e discutir as principais ideias e percepções sobre o cubismo. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte

    Peça que os alunos observem obras de arte cubistas, identificando as principais características e elementos utilizados pelos artistas. Eles irão trabalhar em grupos, discutindo e compartilhando ideias sobre as obras.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra de arte cubista

    Peça que os alunos criem uma obra de arte cubista, utilizando as técnicas e elementos aprendidos nas etapas anteriores. Eles irão trabalhar em grupos, discutindo e compartilhando ideias sobre a criação da obra.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte

    Os grupos irão apresentar suas obras de arte cubistas, explicando as técnicas e elementos utilizados na criação. Medie a apresentação, incentivando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Peça que os alunos reflitam e avaliem o processo de aprendizagem, utilizando os critérios de avaliação definidos. Medie a reflexão e avaliação, incentivando a participação de todos os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e identificar diferentes formas de registro artístico.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e interpretar obras de arte.
  • Incentivar a reflexão e a avaliação do processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada das técnicas e elementos aprendidos na criação da obra de arte.
  • Coerência entre a proposta e a execução da obra de arte.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra de arte.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as principais características do cubismo.
  • Mediar as atividades propostas, incentivando a participação de todos os alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e seguro.
  • Avaliar o processo de aprendizagem dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo, discutindo e compartilhando ideias sobre o tema.
  • Utilizar adequadamente as técnicas e elementos aprendidos na criação da obra de arte.
  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o processo de aprendizagem e avaliar seu próprio desempenho.