Aula sobre Cubismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e teve como principais expoentes Pablo Picasso e Georges Braque. Ele se caracteriza pela fragmentação da imagem em formas geométricas, como cubos e prismas, e pela representação simultânea de diferentes pontos de vista. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao cubismo e aprenderão a identificar suas características em obras de arte. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que estimula a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as características do cubismo. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue uma imagem de uma obra cubista para análise.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as características da obra recebida e como elas se relacionam com o movimento cubista. Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Os representantes dos grupos apresentarão suas conclusões para a turma, que poderá fazer perguntas e comentários.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Após as apresentações, divida a turma em dois grupos e peça que debatam sobre a importância do cubismo na História da Arte. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e rebater os argumentos do outro grupo.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por rubrica

    Entregue aos alunos um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliarem o debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Utilize o template para avaliar o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o cubismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Envolvimento e interesse dos alunos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as características do Cubismo.
  • Dividir os alunos em grupos para análise e discussão das obras de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate crítico.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar o debate utilizando o template criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir em grupo as características das obras de arte.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Apresentar argumentos coerentes e claros durante o debate.
  • Demonstrar interesse e envolvimento durante a aula.