Aula sobre Cubismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e teve grande influência na arte moderna. Ele se caracteriza pela fragmentação da imagem em formas geométricas, criando uma nova maneira de representar a realidade. Nesta aula, será explorado o cubismo e suas características, analisando obras de artistas como Pablo Picasso e Georges Braque. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa _Rotação por estações_, em que os alunos participarão de diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e identificar diferentes formas de registro musical, bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o cubismo, mostrando imagens de obras de artistas cubistas e explicando suas principais características. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de obras

    Os alunos da estação 1 terão como atividade analisar obras de artistas cubistas, identificando as formas geométricas utilizadas e as cores predominantes. Para isso, disponibilize imagens de obras e uma ficha de análise para os alunos preencherem.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de uma obra cubista

    Os alunos da estação 2 terão como atividade criar uma obra cubista utilizando formas geométricas e cores. Para isso, disponibilize materiais como papel, lápis de cor e régua. Os alunos deverão utilizar a ficha de análise da estação 1 como referência para sua criação.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Registro em áudio e audiovisual

    Os alunos da estação 3 terão como atividade registrar em áudio e audiovisual a criação da obra cubista da estação 2. Para isso, disponibilize um gravador de áudio e uma câmera de vídeo. Os alunos deverão registrar o processo de criação e explicar as escolhas feitas na obra.

  5. Etapa 5 - Socialização das atividades

    Os alunos da estação 1 apresentarão as análises das obras, os alunos da estação 2 apresentarão suas criações e os alunos da estação 3 apresentarão os registros em áudio e audiovisual.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas e as características do cubismo. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando as principais características do cubismo e destacando a importância da análise de obras de arte para o desenvolvimento da percepção visual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e identificar diferentes formas de registro musical.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma obra cubista.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar em áudio e audiovisual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das características do cubismo.
  • Criatividade na criação da obra cubista.
  • Habilidade em registrar em áudio e audiovisual.
  • Coerência entre a obra criada e a análise das obras cubistas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a análise das obras cubistas de forma criteriosa.
  • Utilizar a criatividade na criação da obra cubista.
  • Registrar em áudio e audiovisual de forma clara e objetiva.
  • Compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema durante a discussão em grupo.