Aula sobre Cubismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no início do século XX e teve como principais expoentes Pablo Picasso e Georges Braque. Ele se caracteriza pela representação de objetos e formas geométricas em diferentes perspectivas, desconstruindo a ideia de representação realista. O cubismo é uma técnica que pode ser aplicada em diferentes áreas da arte, como na pintura, escultura, arquitetura e design. Nesta aula, os alunos irão explorar o cubismo na pintura, criando um mapa conceitual que irá ajudá-los a entender as principais características desse movimento artístico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, contextualizando o cubismo e suas principais características. Em seguida, explique a metodologia da Sala de aula invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Entre aos alunos materiais sobre o cubismo, como textos, imagens e vídeos. Além disso, peça que os alunos pesquisem sobre o tema e selecionem as informações mais relevantes para a criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Peça que os alunos criem um mapa conceitual sobre o cubismo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa, incentivando-os a utilizar imagens e cores para facilitar a compreensão das informações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as principais características do cubismo e como elas foram representadas no mapa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o cubismo, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o cubismo pode ser aplicado em outras áreas da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e identificar diferentes formas de registro artístico.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a compreensão sobre o cubismo e suas principais características.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade nas apresentações.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer materiais e orientações para a criação dos mapas.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre o cubismo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o cubismo e selecionar as informações mais relevantes.
  • Criar um mapa conceitual sobre o cubismo.
  • Participar ativamente sobre a discussão sobre o cubismo.