Aula sobre Cultura

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na música, na literatura, no cinema, nas artes visuais e em outras manifestações artísticas. A cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes e tradições de uma sociedade, transmitidos de geração em geração. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre a cultura, visando desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na música, na literatura, no cinema, nas artes visuais e em outras manifestações artísticas. A cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes e tradições de uma sociedade, transmitidos de geração em geração. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre a cultura, visando desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema (10 min)

    Apresente o tema cultura, explicando o que é e como ela é importante para a sociedade. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e explique como ela será aplicada.

  3. Etapa 3 - Definição do problema (20 min)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão definir um problema relacionado à cultura que gostariam de resolver. Auxilie na definição do problema e forneça exemplos para ajudá-los, como, por exemplo: A cultura é acessível?

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas (30 min)

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Auxilie na geração de alternativas e forneça exemplos para ajudá-los.

  5. Etapa 5 - Solução (40 min)

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema definido na etapa 2 e irá apresentá-la ao restante da turma. Auxilie na escolha da melhor alternativa e forneça exemplos para ajudá-los.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo (60 min)

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O professor irá auxiliá-los na criação do diário de bordo e irá fornecer exemplos para ajudá-los.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo (30 min)

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo ao restante da turma. Auxiliana apresentação e forneça exemplos para ajudá-los.

  8. Etapa 8 - Discussão em grupo (20 min)

    Ao final das apresentações, a turma irá discutir sobre as soluções apresentadas pelos grupos e irá refletir sobre a importância da cultura na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Criação de um diário de bordo completo e bem elaborado.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação do mesmo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Criar um diário de bordo completo e bem elaborado.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.