Aula sobre Cultura
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na música, na literatura, no cinema, nas artes visuais e em outras manifestações artísticas. A cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes e tradições de uma sociedade, transmitidos de geração em geração. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre a cultura, visando desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
Etapa 1 - Contextualização
A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na música, na literatura, no cinema, nas artes visuais e em outras manifestações artísticas. A cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes e tradições de uma sociedade, transmitidos de geração em geração. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre a cultura, visando desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.Etapa 2 - Apresentação do tema (10 min)
Apresente o tema cultura, explicando o que é e como ela é importante para a sociedade. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e explique como ela será aplicada.Etapa 3 - Definição do problema (20 min)
Os alunos serão divididos em grupos e irão definir um problema relacionado à cultura que gostariam de resolver. Auxilie na definição do problema e forneça exemplos para ajudá-los, como, por exemplo: A cultura é acessível?Etapa 4 - Geração de alternativas (30 min)
Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Auxilie na geração de alternativas e forneça exemplos para ajudá-los.Etapa 5 - Solução (40 min)
Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema definido na etapa 2 e irá apresentá-la ao restante da turma. Auxilie na escolha da melhor alternativa e forneça exemplos para ajudá-los.Etapa 6 - Criação do diário de bordo (60 min)
Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O professor irá auxiliá-los na criação do diário de bordo e irá fornecer exemplos para ajudá-los.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo (30 min)
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo ao restante da turma. Auxiliana apresentação e forneça exemplos para ajudá-los.Etapa 8 - Discussão em grupo (20 min)
Ao final das apresentações, a turma irá discutir sobre as soluções apresentadas pelos grupos e irá refletir sobre a importância da cultura na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na definição do problema e na geração de alternativas.
- Criação de um diário de bordo completo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação do mesmo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na definição do problema e na geração de alternativas.
- Criar um diário de bordo completo e bem elaborado.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.