Aula sobre Cultura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar com o tema "Cultura" utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionada a tudo o que nos cerca, como a música, a arte, a literatura, a moda, a culinária, entre outros. A proposta é que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine é uma publicação independente, feita por fãs de algum tema específico. Neste caso, os alunos serão os criadores e produtores de sua própria fanzine, o que torna a atividade mais envolvente e significativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos trabalhar com o tema "Cultura" utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionada a tudo o que nos cerca, como a música, a arte, a literatura, a moda, a culinária, entre outros. A proposta é que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine é uma publicação independente, feita por fãs de algum tema específico. Neste caso, os alunos serão os criadores e produtores de sua própria fanzine, o que torna a atividade mais envolvente e significativa.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema (20 minutos)

    Apresente o tema "Cultura" e seus principais aspectos. Em seguida, explique o que é uma fanzine e como ela pode ser utilizada para expressar ideias e opiniões.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema "Cultura". Os subtópicos podem ser: música, arte, literatura, moda, culinária, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa (40 minutos)

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o seu subtópico e selecionar as informações mais relevantes para a criação da fanzine. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas, jornais e acesso à internet, caso seja possível.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine (60 minutos)

    Com as informações coletadas, os alunos deverão criar a sua fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deverá conter informações sobre o subtópico escolhido, como curiosidades, fatos históricos, exemplos de artistas ou obras, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines (40 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar a sua fanzine para a turma, explicando o subtópico escolhido e as informações contidas na publicação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas fanzines e como elas contribuem para a compreensão do tema "Cultura".

  8. Etapa 8 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como a metodologia ativa Cultura Maker contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na produção da fanzine.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e relevância das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Cultura" e a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na pesquisa das informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação da fanzine.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Escolher um subtópico relacionado ao tema "Cultura".
  • Pesquisar as informações relevantes sobre o subtópico escolhido.
  • Criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão individual sobre o aprendizado.