Aula sobre Cultura
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida, desde a música que ouvimos até as roupas que vestimos. Nesta atividade, vamos explorar a cultura de forma lúdica e criativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro para um jogo cultural, onde os alunos irão desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais e aprender a apreciar diferentes produções artísticas. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.
Etapa 1 - Contextualização
A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida, desde a música que ouvimos até as roupas que vestimos. Nesta atividade, vamos explorar a cultura de forma lúdica e criativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro para um jogo cultural, onde os alunos irão desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais e aprender a apreciar diferentes produções artísticas. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.Etapa 2 - Apresentação do tema (10 minutos)
Apresente o tema "Cultura" e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, apresente exemplos de jogos culturais para os alunos.Etapa 3 - Criação do mapa de registro (20 minutos)
Os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo cultural, utilizando os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogadores e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo (20 minutos)
Os alunos irão definir os desafios do jogo, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas que serão abordadas.Etapa 5 - Criação dos níveis (20 minutos)
Os alunos irão criar os níveis do jogo, considerando a complexidade dos desafios e a progressão do jogo.Etapa 6 - Definição do esquema de recompensas (20 minutos)
Os alunos irão definir o esquema de recompensas do jogo, considerando a motivação dos jogadores e a progressão do jogo.Etapa 7 - Apresentação dos jogos (30 minutos)
Os alunos irão apresentar os jogos criados para a turma, explicando cada um dos campos do mapa de registro e demonstrando como o jogo funciona.Etapa 8 - Discussão e análise dos jogos (30 minutos)
A turma irá discutir e analisar os jogos apresentados, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas abordadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais;
- Aprender a apreciar diferentes produções artísticas;
- Desenvolver habilidades de criação e inovação;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do jogo;
- Clareza e coerência na definição dos desafios do jogo;
- Progressão adequada dos níveis do jogo;
- Esquema de recompensas motivador e coerente com a progressão do jogo;
- Apresentação clara e objetiva do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na definição dos desafios do jogo;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Acompanhar o desenvolvimento dos jogos e fornecer feedbacks;
- Estimular a discussão e a análise dos jogos apresentados.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro para um jogo cultural;
- Definir os desafios do jogo, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas abordadas;
- Criar os níveis do jogo, considerando a complexidade dos desafios e a progressão do jogo;
- Definir o esquema de recompensas do jogo, considerando a motivação dos jogadores e a progressão do jogo;
- Apresentar o jogo criado para a turma e participar da discussão e análise dos jogos apresentados.