Aula sobre Cultura

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida, desde a música que ouvimos até as roupas que vestimos. Nesta atividade, vamos explorar a cultura de forma lúdica e criativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro para um jogo cultural, onde os alunos irão desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais e aprender a apreciar diferentes produções artísticas. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as áreas da nossa vida, desde a música que ouvimos até as roupas que vestimos. Nesta atividade, vamos explorar a cultura de forma lúdica e criativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro para um jogo cultural, onde os alunos irão desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais e aprender a apreciar diferentes produções artísticas. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o tema "Cultura" e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, apresente exemplos de jogos culturais para os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo cultural, utilizando os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogadores e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Definição dos desafios do jogo (20 minutos)

    Os alunos irão definir os desafios do jogo, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas que serão abordadas.

  5. Etapa 5 - Criação dos níveis (20 minutos)

    Os alunos irão criar os níveis do jogo, considerando a complexidade dos desafios e a progressão do jogo.

  6. Etapa 6 - Definição do esquema de recompensas (20 minutos)

    Os alunos irão definir o esquema de recompensas do jogo, considerando a motivação dos jogadores e a progressão do jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar os jogos criados para a turma, explicando cada um dos campos do mapa de registro e demonstrando como o jogo funciona.

  8. Etapa 8 - Discussão e análise dos jogos (30 minutos)

    A turma irá discutir e analisar os jogos apresentados, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas abordadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise dos elementos constitutivos das artes visuais;
  • Aprender a apreciar diferentes produções artísticas;
  • Desenvolver habilidades de criação e inovação;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo;
  • Clareza e coerência na definição dos desafios do jogo;
  • Progressão adequada dos níveis do jogo;
  • Esquema de recompensas motivador e coerente com a progressão do jogo;
  • Apresentação clara e objetiva do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na definição dos desafios do jogo;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos jogos e fornecer feedbacks;
  • Estimular a discussão e a análise dos jogos apresentados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para um jogo cultural;
  • Definir os desafios do jogo, considerando os elementos constitutivos das artes visuais e as diferentes produções artísticas abordadas;
  • Criar os níveis do jogo, considerando a complexidade dos desafios e a progressão do jogo;
  • Definir o esquema de recompensas do jogo, considerando a motivação dos jogadores e a progressão do jogo;
  • Apresentar o jogo criado para a turma e participar da discussão e análise dos jogos apresentados.