Aula sobre Cultura

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Cultura" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, está presente na música, na dança, na arte, nas tradições e costumes de cada região do país. A cultura é uma forma de expressão e identidade de um povo. Com o MDC, os alunos serão estimulados a pensar criticamente sobre o tema, a desenvolver habilidades de argumentação e a avaliar a qualidade das produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Cultura" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). A cultura é um tema muito presente em nosso cotidiano, está presente na música, na dança, na arte, nas tradições e costumes de cada região do país. A cultura é uma forma de expressão e identidade de um povo. Com o MDC, os alunos serão estimulados a pensar criticamente sobre o tema, a desenvolver habilidades de argumentação e a avaliar a qualidade das produções artísticas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema (20 minutos)

    Apresente o tema "Cultura" para os alunos, explicando sua importância e como ele está presente em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e listar exemplos de manifestações culturais que conhecem.

  3. Etapa 3 - Debate sobre o tema (40 minutos)

    Os grupos irão se reunir para discutir e debater sobre o tema, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC). Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica (20 minutos)

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a qualidade das produções artísticas relacionadas ao tema "Cultura".

  5. Etapa 5 - Análise de produções artísticas (40 minutos)

    Apresente algumas produções artísticas relacionadas ao tema "Cultura", como músicas, danças, pinturas, esculturas, entre outras. Os alunos irão analisar as produções utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar os resultados da análise das produções artísticas, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3. Medie a apresentação e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (20 minutos)

    Faça uma síntese do debate e da análise das produções artísticas, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma. Os alunos serão estimulados a refletir sobre a importância da cultura e como ela pode ser valorizada em nossa sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da cultura em nossa sociedade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e contra-argumentar sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa no debate e na análise das produções artísticas.
  • Habilidade em argumentar e contra-argumentar sobre o tema proposto.

Ações do professor

  • Mediar o debate e a análise das produções artísticas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese do debate e da análise das produções artísticas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da análise das produções artísticas.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar os resultados da análise das produções artísticas.