Aula sobre Cultura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as formas de arte, como a música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura, entre outras. Nesta atividade, vamos trabalhar a cultura por meio da arte visual, analisando os elementos constitutivos das artes visuais em diferentes produções artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
Etapa 1 - Contextualização
A cultura é um tema muito amplo e presente em nosso cotidiano. Ela está presente em todas as formas de arte, como a música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura, entre outras. Nesta atividade, vamos trabalhar a cultura por meio da arte visual, analisando os elementos constitutivos das artes visuais em diferentes produções artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e explique a metodologia Rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 3 - Estação 1 - Ponto, linha e forma (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que utilizam pontos, linhas e formas. Eles deverão identificar esses elementos nas obras e criar uma produção artística utilizando esses elementos. Imprima o material que os alunos possam ter acesso durante a análise.Etapa 4 - Estação 2 - Cor, tom e escala (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que utilizam cores, tons e escalas. Eles deverão identificar esses elementos nas obras e criar uma produção artística utilizando esses elementos.Etapa 5 - Estação 3 - Espaço e movimento (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que utilizam espaço e movimento. Eles deverão identificar esses elementos nas obras e criar uma produção artística utilizando esses elementos.Etapa 6 - Socialização (20 minutos)
Ao final da atividade, os grupos irão apresentar suas produções artísticas para a turma e discutir sobre os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas obras. Avalie com base nos critérios elencados abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais em diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas obras analisadas.
- Qualidade e originalidade das produções artísticas criadas pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos nas atividades em grupo.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Ações do aluno
- Analisar obras de arte e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nelas.
- Criar produções artísticas utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.
- Participar ativamente das atividades em grupo e colaborar com os colegas.