Aula sobre Cultura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A cultura é um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam melhor a diversidade cultural do mundo em que vivem. Além disso, a cultura é um tema que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na história, na geografia e na arte. Nesta aula, vamos trabalhar a cultura por meio da análise dos elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cultura é um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam melhor a diversidade cultural do mundo em que vivem. Além disso, a cultura é um tema que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na história, na geografia e na arte. Nesta aula, vamos trabalhar a cultura por meio da análise dos elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema da aula, contextualizando-o e apresentando exemplos de como a cultura está presente no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  3. Etapa 3 - Estudo prévio (20 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Indique materiais de apoio para esta pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir sobre como os elementos constitutivos das artes visuais podem ser encontrados na cultura. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Aplicação do modelo (30 minutos)

    Os alunos deverão aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Utilize os resultados dessa avaliação para planejar futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos deverão se reunir novamente em grupos para discutir sobre as avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na avaliação da atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade das avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Indicar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Utilizar os resultados da avaliação feita com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para planejar futuras atividades.
  • Concluir a aula, reforçando os principais pontos trabalhados.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir sobre as avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.