Aula sobre Cultura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A cultura é um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam melhor a diversidade cultural do mundo em que vivem. Além disso, a cultura é um tema que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na história, na geografia e na arte. Nesta aula, vamos trabalhar a cultura por meio da análise dos elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A cultura é um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam melhor a diversidade cultural do mundo em que vivem. Além disso, a cultura é um tema que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na história, na geografia e na arte. Nesta aula, vamos trabalhar a cultura por meio da análise dos elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Introduza o tema da aula, contextualizando-o e apresentando exemplos de como a cultura está presente no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 3 - Estudo prévio (20 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Indique materiais de apoio para esta pesquisa.Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir sobre como os elementos constitutivos das artes visuais podem ser encontrados na cultura. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Aplicação do modelo (30 minutos)
Os alunos deverão aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Utilize os resultados dessa avaliação para planejar futuras atividades.Etapa 7 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos deverão se reunir novamente em grupos para discutir sobre as avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na avaliação da atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Qualidade das avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Indicar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Utilizar os resultados da avaliação feita com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para planejar futuras atividades.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos trabalhados.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os elementos constitutivos das artes visuais.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir sobre as avaliações feitas com o modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.