Aula sobre Cumprimentos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A atividade sobre "Cumprimentos" é de extrema importância para o desenvolvimento da habilidade dos alunos de interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa. Os cumprimentos são encontrados em diversas situações cotidianas, como no início da aula, ao chegar em casa e cumprimentar a família, entre outras. Na atividade será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os estudantes vão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. O fanzine é um tipo de publicação independente, criada pelos próprios alunos, e pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para incentivar a criatividade e a expressão deles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os diferentes tipos de cumprimentos utilizados em diversas situações cotidianas e peça para a turma listar alguns exemplos. Apresente o conceito de cumprimentos e como eles são utilizados em situações cotidianas. Peça que a turma compartilhe suas experiências com cumprimentos em inglês e como eles os utilizam.

  2. Etapa 2 - Praticando os cumprimentos

    Em seguida, explique as diferentes formas gramaticais dos cumprimentos em inglês. Serão exibidas imagens e vídeos que exemplificam o uso de cumprimentos em diferentes situações. Os alunos vão praticar as diferentes formas gramaticais, utilizando diálogos em pares.

  3. Etapa 3 - Conceito de fanzine

    Explique o conceito de fanzine e mostre alguns exemplos. A turma será desafiada a criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando diferentes formas gramaticais de cumprimentos em inglês. Os estudantes podem utilizar desenhos, colagens, escrita e outros recursos.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupos

    Os alunos vão trabalhar em grupos e começar o processo de criação de seus fanzines. Auxilie-os na escolha dos materiais e na criação do conteúdo.

  5. Etapa 5 - Compartilhando os fanzines

    Os grupos compartilham seus fanzines com a turma. Os alunos vão se identificar com as diferentes situações apresentadas nos fanzines e perceber a importância dos cumprimentos em cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Roda de conversa

    Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências na criação dos fanzines. Eles vão discutir as diferentes formas gramaticais de cumprimentos e como eles podem ser aplicados em outras situações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Avalie a criatividade, a gramática e a estrutura dos fanzines produzidas pelos alunos. Dê feedback para cada grupo e reforce a necessidade de se usar os cumprimentos nas mais variadas situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interagir em situações de intercâmbio oral em inglês;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker;
  • Utilizar diferentes recursos visuais para auxiliar na compreensão e prática de gramática em inglês.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do fanzine;
  • Aplicação correta das diferentes formas gramaticais de cumprimentos em inglês;
  • Estruturação coerente do fanzine;
  • Participação ativa na roda de conversa;
  • Cumprimento dos objetivos propostos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar diferentes tipos de cumprimentos utilizados em situações cotidianas;
  • Explicar as diferentes formas gramaticais dos cumprimentos em inglês;
  • Auxiliar os alunos na escolha dos materiais e na criação do conteúdo do fanzine;
  • Avaliar a criatividade, a gramática e a estrutura dos fanzines;
  • Criar uma roda de conversa para compartilhamento das experiências e reflexão.

Ações do aluno

  • Listar exemplos de cumprimentos em diferentes situações cotidianas;
  • Praticar as diferentes formas gramaticais em diálogos em pares;
  • Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando diferentes formas gramaticais de cumprimentos em inglês;
  • Compartilhar seus fanzines com a turma;
  • Participar ativamente na roda de conversa.