Aula sobre Cumprimentos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, o tema será sobre "Cumprimentos" em inglês. Essa é uma habilidade fundamental para a comunicação em qualquer idioma, e a prática de cumprimentos em inglês é essencial em situações sociais e no mundo profissional. Por exemplo, no ambiente de trabalho, cumprimentar colegas e clientes em inglês pode fazer a diferença em construir um relacionamento profissional de sucesso. O objetivo, portanto, é desenvolver a habilidade dos alunos em "interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa". A metodologia utilizada será o Design Thinking, em que os estudantes criam um mapa de empatia com foco no tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece explicando o objetivo da atividade. Em seguida, peça a cada aluno que se apresente em inglês, cumprimentando você e os colegas de sala de uma maneira diferente. Por exemplo, "Hello, my name is John. Good morning, teacher." Em seguida, use uma apresentação em slides para mostrar exemplos de cumprimentos em inglês, como "How are you?", "Good morning" e "Nice to meet you".

  2. Etapa 2 - Mapeamento da Empatia

    Explique a importância de entender perspectivas diferentes e como a empatia pode ajudar nesse processo. Peça à turma que crie um mapa de empatia para o tema "Cumprimentos", com os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Em seguida, divida os alunos em grupos para compartilhar e comparar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Peça que os grupos criem uma lista de situações sociais e profissionais em que os cumprimentos em inglês são importantes. Por exemplo, cumprimentar colegas no primeiro dia de aula, cumprimentar amigos em um encontro, entre outros. Em seguida, cada grupo deve escolher uma situação e criar um diálogo de cumprimento em inglês para apresentar à turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Diálogos

    Os grupos vão apresentar seus diálogos à turma. Incentive a participação dos demais, fazendo perguntas sobre a linguagem, pronúncia e entonação utilizada nos diálogos.

  5. Etapa 5 - Feedback e Melhoria

    Após as apresentações, peça aos estudantes para darem feedback uns aos outros. Incentive-os a fornecer críticas construtivas e sugestões para a melhoria dos diálogos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o processo de aprendizado, perguntando sobre o que a turma aprendeu e como eles se sentem em usar os cumprimentos em inglês em situações sociais e no mundo profissional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • Estímulo à criatividade e à comunicação em grupo através do Design Thinking.
  • Desenvolvimento da empatia ao entender perspectivas diferentes para aprimorar a habilidade de cumprimentos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em sala de aula.
  • Criação de um mapa de empatia bem elaborado.
  • Apresentação de um diálogo de cumprimento em inglês claro e preciso.
  • Feedback construtivo aos colegas.
  • Compreensão dos conceitos e habilidades fundamentais abordados na aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos.
  • Apoiar a criatividade e a comunicação em grupo.
  • Verificar se os alunos compreenderam os conceitos e habilidades fundamentais abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em sala de aula.
  • Criar um mapa de empatia bem elaborado.
  • Criar um diálogo de cumprimento em inglês claro e preciso.
  • Fornecer feedback construtivo aos colegas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos e habilidades fundamentais abordados na aula.