Aula sobre Cumprimentos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema desta atividade é "Cumprimentos" em inglês. É um assunto que os estudantes já devem estar familiarizados, pois é comum utilizarmos cumprimentos no dia a dia, como "Hello", "Hi" e "Good morning". Vamos explorar mais maneiras de cumprimentar em inglês e como utilizá-las em diferentes situações. Utilizaremos a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos vão criar um modelo de registro de aprendizagem e terão mais autonomia na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Faça o check-in com os estudantes, perguntando como eles estão e se estão prontos para aprender mais sobre cumprimentos em inglês. Apresente diferentes maneiras de cumprimentar em inglês, mostrando a tradução e a pronúncia correta. Peça que a turma compartilhe suas experiências com cumprimentos em inglês e como eles os utilizam. Eles serão convidados a repetir em voz alta e praticar a pronúncia correta.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e praticar diferentes situações em que os cumprimentos podem ser utilizados. Eles podem criar diálogos e utilizar os cumprimentos aprendidos na etapa anterior.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os grupos vão criar um modelo de registro de aprendizagem utilizando os campos de Check-in e Check-out. Eles devem discutir em seus grupos o que decidiram para o modelo e selecionar os melhores ideias para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em casa

    Os grupos vão se aprofundar no tema em casa para preparar uma apresentação criativa para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupos apresenta o resultado das pesquisas e seus registros e aprendizagem. Eles devem incluir o que aprenderam sobre cumprimentos em inglês e exemplos práticos de como utilizar em diferentes situações. Também devem incluir exemplos de cumprimentos em situações cotidianas e dicas de pronúncia.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Os alunos devem avaliar cada apresentação e proporcionar feedback construtivo. Dê feedback para cada grupo sobre a apresentação e sobre o desenvolvimento do trabalho.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Faça um check-out perguntando o que os eles aprenderam e se sentem mais confiantes em utilizar cumprimentos em inglês em situações reais.

  8. Etapa 8 - Atividade para casa (opcional)

    Você pode sugerir uma atividade para casa em que os alunos devem utilizar os cumprimentos aprendidos em inglês com amigos ou familiares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade oral dos alunos na língua inglesa;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a apresentação dos cumprimentos em inglês;
  • Qualidade e criatividade das discussões em grupo;
  • Construção correta e completa do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o novo conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio de perguntas e desafios;
  • Dar feedbacks construtivos e individualizados para cada aluno.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com exemplos práticos e criativos;
  • Aplicar os cumprimentos aprendidos em situações reais e praticar a pronúncia correta.