Aula sobre Cumprimentos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Cumprimentos" é um dos mais básicos do vocabulário da língua inglesa e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em apresentações, encontros informais, celebrações, entre outros. A metodologia utilizada para esta atividade será Rotação por estações, no qual os alunos serão divididos em 3 grupos e terão a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão e expressão oral em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Comece apresentando alguns gestos ou expressões corporais relacionados a cumprimentos. Em seguida, peça aos estudantes que identifiquem quais gestos ou expressões são mais utilizados na sua rotina e ir registrando no quadro ou em um papel.

  2. Etapa 2 - Apresentação das estações

    Apresente as 3 estações com as atividades, explicando o objetivo de cada uma e como os alunos devem realizar as tarefas. Eles vão se deslocar pelas 3 estações, cada uma com duração de 10 minutos. Oriente e auxilie os alunos nas estações, se necessário.

  3. Etapa 3 - Estação 1(Cartões de cumprimentos)

    Os estudantes vão criar e decorar cartões de cumprimentos em inglês. Eles devem utilizar o vocabulário apresentado nas aulas anteriores para escrever mensagens simples e personalizadas. Ao final, os cartões podem ser compartilhados com colegas de outras turmas ou com outros professores.

  4. Etapa 4 - Estação 2 (Role-play)

    Os alunos vão atuar em situações de cumprimento em inglês, como, por exemplo, em um encontro casual com amigos, em uma reunião formal ou em uma entrevista de emprego. O objetivo da atividade é praticar a compreensão oral e a expressão oral.

  5. Etapa 5 - Estação 3 (Música)

    O grupo na estação vai ouvir e cantar uma música em inglês que tenha relação com o tema da aula. Eles podem acompanhar a letra da música e praticar a pronúncia das palavras e frases.

  6. Etapa 6 - Compartilhando as atividades

    Ao final do rodízio de estações, os alunos retornam para suas mesas e terão um tempo para compartilhar com os colegas o que aprenderam. Você pode chamar alguns alunos para apresentar as tarefas realizadas.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Encerre a atividade fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles aprenderam, quais atividades foram mais interessantes, como eles se sentiram praticando as habilidades de compreensão e expressão oral em inglês.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Para complementar, proponha uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os cumprimentos em inglês, como, por exemplo, fazer um vídeo em inglês cumprimentando e se despedindo de alguém.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interagir e se comunicar em inglês em situações de cumprimentos.
  • Incentivar a criatividade e a expressão individual dos alunos na criação dos cartões de cumprimentos.
  • Trabalhar a compreensão oral e a expressão oral dos alunos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Utilização correta do vocabulário relacionado aos cumprimentos.
  • Habilidade na compreensão e expressão oral em inglês.

Ações do professor

  • Preparar o material para o aquecimento e as atividades das estações.
  • Orientar e auxiliar os alunos nas atividades.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar e interagir com os colegas.
  • Utilizar o vocabulário adequado e praticar a compreensão e a expressão oral em inglês.