Aula sobre Cumprimentos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os cumprimentos são uma parte crucial da comunicação em qualquer idioma e cultura. Eles demonstram respeito, cortesia, e ajudam a construir relacionamentos saudáveis. Em inglês, existem diversas maneiras de cumprimentar alguém, como "Good morning", "Hello", "Hi", "How are you?", "Nice to meet you", entre outros. Nesta atividade, os alunos aprendem diferentes formas de cumprimentar, bem como as saudações informais e formais. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com o objetivo de avaliar o aprendizado e desenvolvimento da habilidade de interação oral em inglês.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo pré-selecionado sobre diferentes situações que envolvam cumprimentos em inglês. Após assistirem o vídeo, eles devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs enviado com o vídeo, avaliando o que foi aprendido, o que poderia ser melhorado e o que acharam interessante.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em sala

    Apresente brevemente a importância dos cumprimentos em inglês e sua aplicação no cotidiano. Peça para os alunos apresentarem o modelo preenchido sobre o vídeo e faça uma breve discussão sobre a tarefa. Em seguida, a turma será dividida em duplas ou trios para pesquisar sobre diferentes formas de cumprimentar em inglês.

  3. Etapa 3 - Exposição

    Os estudantes vão apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando slides ou cartazes como apoio. Faça correções e adicione mais informações sobre os cumprimentos em inglês.

  4. Etapa 4 - Atividade em Grupo

    Divida a turma em grupos para criar pequenas cenas teatrais utilizando diferentes formas de cumprimentos em inglês. Auxilie os estudantes durante a atividade, fazendo observações e correções quando necessário.

  5. Etapa 5 - - Discussão e Feedback

    Os alunos se reúnem em grupos para discutir e criar avaliações sobre os outros grupos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Guie a discussão e forneça feedbacks individuais para cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Recapitule os pontos principais da atividade e reforce a importância dos cumprimentos em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interação oral em inglês;
  • Estimular a pesquisa e trabalho em grupo;
  • Promover a criatividade dos alunos na criação de cenas teatrais;
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para avaliar o aprendizado dos alunos;
  • Reforçar a importância dos cumprimentos em inglês na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e exposição sobre diferentes formas de cumprimentos em inglês;
  • Criatividade na criação das cenas teatrais;
  • Preenchimento correto e completo do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação ativa na discussão em grupo e feedbacks construtivos;
  • Demonstração de habilidade na utilização das diferentes formas de cumprimentos em inglês.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara os objetivos da aula;
  • Oferecer auxílio e correções aos alunos durante as atividades em grupo;
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Recapitular os pontos principais da aula e reforçar a sua importância no fim da aula.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas e exposições sobre diferentes formas de cumprimentos em inglês;
  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs de forma correta e completa;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e fornecer feedbacks construtivos;
  • Demonstração de habilidade na utilização das diferentes formas de cumprimentos em inglês durante as atividades propostas.