Aula sobre Curiosidades Da Mata Atlantica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, mas infelizmente é também um dos mais ameaçados, com grande parte de sua vegetação original já destruída. Nesta aula, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Mata Atlântica e aprender sobre sua importância para a manutenção do equilíbrio ambiental. Vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um fanzine para desenvolver o tema s. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e a metodologia que serão utilizados. Em seguida, faça uam roda de conversa para relembrar importantes características sobre os biomas brasileiros, ressaltando a Mata Atlântica e sua importância para o meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de até 4 pessoas.

  3. Etapa 3 - Escolha do subtópico

    Cada grupo deve escolher um subtópico sobre a Mata Atlântica, como, por exemplo: fauna, flora, clima, importância para o meio ambiente, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o subtópico escolhido. Você pode disponibilizar materiais impressos ou digitais para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação do fanzine

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deve criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deve conter informações sobre o subtópico escolhido e ilustrações relacionadas ao tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando as informações contidas em cada parte.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final da aula, faça uma roda de conversa discutindo sobre as curiosidades aprendidas. Conclua a aula reforçando a importância da Mata Atlântica para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas no fanzine.
  • Coerência entre as informações e as ilustrações.
  • Cooperação e participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do fanzine.
  • Estimular a cooperação e a participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Concluir a aula reforçando a importância da Mata Atlântica para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.

Ações do aluno

  • Escolher um subtópico sobre a Mata Atlântica.
  • Realizar pesquisa sobre o subtópico escolhido.
  • Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.