Aula sobre Curiosidades Da Mata Atlantica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Mata Atlântica é um bioma brasileiro rico em biodiversidade, com uma grande variedade de fauna e flora. Infelizmente, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo, devido à ação humana, como a urbanização, a agricultura e a exploração de recursos naturais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as curiosidades da Mata Atlântica, como as espécies de animais e plantas que a habitam e as particularidades desse bioma. Usando a metodologia Design Sprint, os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos, o que os ajudará a desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Faça uma breve introdução sobre o tema e apresenta um vídeo curto sobre a Mata Atlântica. Divida os alunos em grupos e incentive-os a discutir sobre o que aprenderam e peça para os grupos criarem uma lista de perguntas e curiosidades sobre o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos, ainda em grupos, criam um mapa mental com as informações que possuem e as perguntas geradas na etapa anterior. Forneça materiais de apoio, como livros, revistas e sites.Etapa 3 - Decidir
Os grupos escolherão uma das perguntas ou curiosidades para pesquisar e desenvolver. Dê orientações sobre como pesquisar e avaliar fontes confiáveis.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão desenvolver um cartaz ou uma apresentação de slides com as informações que coletaram, incluindo imagens e gráficos. Mostre aos alunos modelos e exemplos de como apresentar as informações de forma clara e organizada.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus cartazes ou apresentações para a turma e respondem às perguntas dos colegas. Incentive entre os alunos a discussão sobre as informações apresentadas e como elas se relacionam com o tema geral da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
- Estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Promover o uso de fontes confiáveis e a importância da avaliação crítica de informações.
- Correlacionar as características físicas do bioma com a flora e fauna específicas.
Critérios de avaliação
- Utilização de fontes confiáveis e avaliação crítica das informações.
- Organização e clareza na apresentação das informações.
- Correlação adequada entre as características físicas do bioma e a flora e fauna específicas.
- Participação ativa e colaboração com os colegas.
- Criatividade e originalidade na apresentação das informações.
Ações do professor
- Fornecer orientação sobre como pesquisar e avaliar fontes confiáveis.
- Estimular a discussão e o debate sobre as informações apresentadas pelos grupos.
- Fornecer exemplos e modelos de como apresentar as informações de forma clara e organizada.
- Incentivar a colaboração e a participação ativa dos alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Pesquisar e avaliar fontes confiáveis.
- Criar um mapa mental com as informações coletadas.
- Desenvolver um cartaz ou apresentação de slides com as informações selecionadas.
- Apresentar as informações para a turma e responder às perguntas dos colegas.