Aula sobre Curiosidades Da Mata Atlantica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos e diversificados do mundo, abrigando uma grande variedade de espécies de fauna e flora. Infelizmente, a Mata Atlântica também é um dos biomas mais ameaçados, devido à ação humana. Nesta aula, serão exploradas algumas curiosidades sobre a Mata Atlântica e aprender sobre sua importância para o equilíbrio do ecossistema. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre a Mata Atlântica.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Curiosidades da Mata Atlântica", mostrando imagens e vídeos do bioma e suas características, como a grande diversidade de espécies de fauna e flora. Destaque a importância da Mata Atlântica para o equilíbrio do ecossistema.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação

    Apresente a metodologia ativa Gamificação, explicando que os alunos irão criar um jogo sobre a Mata Atlântica, utilizando um mapa de registro. Apresente também os campos que deverão ser preenchidos pelos alunos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos e criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão 40 minutos para criar o mapa de registro de seu jogo sobre a Mata Atlântica. Oriente os alunos durante a criação do jogo e fique disponível para esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o consumidor final e por que seu jogo é engajador e será um sucesso. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as curiosidades da Mata Atlântica apresentadas nos jogos. Incentive a participação de todos os alunos durante a discussão.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os jogos criados pelos alunos e a participação dos mesmos durante a aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula destacando as principais curiosidades da Mata Atlântica apresentadas pelos alunos e a importância do bioma para o equilíbrio do ecossistema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante as apresentações dos jogos.
  • Participação dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Participação dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação do jogo.
  • Estar disponível para esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Incentivar a participação dos alunos durante as apresentações dos jogos.
  • Incentivar a participação dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e a participação dos mesmos durante a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Participar ativamente durante as apresentações dos jogos.
  • Participar ativamente durante a discussão em grupo.
  • Criar um jogo educativo sobre a Mata Atlântica.
  • Participar ativamente durante a aula.