Aula sobre Curiosidades Da Mata Atlantica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo, e é muito importante para o equilíbrio ecológico do Brasil. Infelizmente, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do país, com apenas 12% de sua cobertura original preservada. Nesta aula, serão exploradas algumas das curiosidades da Mata Atlântica, suas características e as espécies que a habitam. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos serão divididos em quatro grupos (banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores) para discutir sobre os subtópicos da aula. Espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e inicie um debate sobre a importância da preservação da Mata Atlântica. Incentive os alunos a expressarem suas opiniões e a compartilharem suas experiências com o bioma.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um subtópico para discutir.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor têm 30 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi designado. Eles podem utilizar livros, revistas, artigos científicos ou recursos digitais para coletar informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor têm mais 30 minutos para preparar seus argumentos. Eles devem organizar suas informações de forma clara e objetiva, e pensar em exemplos práticos que possam apoiar seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor têm 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora tem 20 minutos para fazer perguntas e avaliar os argumentos apresentados. Por fim, os grupos defensor e opositor têm mais 10 minutos cada para apresentar suas considerações finais.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza os alunos a uma reflexão com os alunos sobre o que foi discutido durante o debate. Incentive-os a expressarem suas opiniões e a compartilharem o que aprenderam com a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da preservação da Mata Atlântica e incentivando os alunos a se engajarem em ações de preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a organização de informações relevantes para a argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Organização e clareza dos argumentos apresentados.
  • Uso de exemplos práticos para apoiar os argumentos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema da aula e a metodologia a ser utilizada.
  • Dividir a turma em grupos e designar os subtópicos para cada grupo.
  • Estimular a pesquisa e a organização de informações pelos grupos defensor e opositor.
  • Mediar o debate e a reflexão crítica.
  • Encerrar a aula reforçando a importância da preservação da Mata Atlântica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e organizar informações sobre o subtópico designado para o grupo.
  • Preparar argumentos claros e objetivos.
  • Usar exemplos práticos para apoiar os argumentos.
  • Refletir criticamente sobre o tema e participar da discussão em grupo.