Aula sobre Curiosidades Da Mata Atlantica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Mata Atlântica é um bioma muito importante para a biodiversidade brasileira, sendo considerado um dos mais ricos do mundo. É um bioma que se estendia por quase todo o litoral brasileiro, mas hoje em dia está bastante fragmentado e ameaçado. Nesta aula, serão exploradas algumas curiosidades sobre a Mata Atlântica e entender a importância de preservá-la. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os estudantes deverão pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o assunto, o que aumentará o interesse e a participação dos alunos na construção do conhecimento.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Inicie a aula com uma apresentação sobre a Mata Atlântica, destacando sua importância para a biodiversidade brasileira. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Orientações sobre a criação do mapa conceitual

    Explique aos alunos como criar um mapa conceitual, destacando a importância de uma ideia central e de sub-ideias que a desenvolvam. É importante para a dinâmica da aula, apresentar exemplos de mapas conceituais e indicar ferramentas digitais que possam ser utilizadas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a Mata Atlântica

    Os alunos devem ser orientados a pesquisar informações sobre a Mata Atlântica, destacando suas características, sua fauna e flora, os principais problemas enfrentados, as soluções possíveis e a importância da sua preservação.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Com as informações coletadas, os alunos devem criar o mapa conceitual, utilizando ferramentas digitais ou papel e caneta. Fique disponível para tirar dúvidas e orientar a criação do mapa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, destacando as ideias centrais e as sub-ideias desenvolvidas. Incentive a participação e o diálogo entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, o promova uma discussão em grupo sobre as curiosidades da Mata Atlântica, incentivando a reflexão sobre a importância da preservação do bioma e as possíveis soluções para os problemas enfrentados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação dos mapas conceituais e na discussão em grupo, além da qualidade e coerência das informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimulação da pesquisa e da construção do conhecimento pelos alunos.
  • Incentivo à participação e ao diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Coerência e qualidade das informações apresentadas nos mapas conceituais.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Reflexão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Promover a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre a Mata Atlântica.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Colaborar com os colegas na construção do conhecimento.