Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A menstruação é um processo natural do corpo feminino que ocorre todos os meses. É importante que as meninas e meninos aprendam sobre esse tema para que possam entender as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade. Além disso, é importante desmistificar tabus e preconceitos que envolvem a menstruação. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template que os ajudará a entender melhor este tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema da menstruação, explicando o que é e como ocorre. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e levantar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um mapa mental com as principais informações sobre a menstruação e suas curiosidades.Exemplos: o que é a menstruação; por que as mulheres menstruam; Quais as características da menstruação.
Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e, em conjunto, decidirão quais informações são mais relevantes e devem ser aprofundadas.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá desenvolver um projeto de apresentação sobre o tema escolhido, utilizando recursos como imagens, vídeos e textos.Etapa 5 - Testar
As apresentações serão realizadas em sala de aula, e os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Desmistificar tabus e preconceitos que envolvem a menstruação.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas nas apresentações.
- Coerência entre as informações apresentadas e o tema escolhido.
Ações do professor
- Introduzir o tema da menstruação e explicar como ocorre.
- Orientar e auxiliar os alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema.
- Desenvolver um projeto de apresentação sobre o tema escolhido.