Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A menstruação é um processo natural do corpo feminino que ocorre todos os meses. É importante que as meninas e meninos aprendam sobre esse tema para que possam entender as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade. Além disso, é importante desmistificar tabus e preconceitos que envolvem a menstruação. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template que os ajudará a entender melhor este tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema da menstruação, explicando o que é e como ocorre. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e levantar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um mapa mental com as principais informações sobre a menstruação e suas curiosidades.

    Exemplos: o que é a menstruação; por que as mulheres menstruam; Quais as características da menstruação.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e, em conjunto, decidirão quais informações são mais relevantes e devem ser aprofundadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá desenvolver um projeto de apresentação sobre o tema escolhido, utilizando recursos como imagens, vídeos e textos.

  5. Etapa 5 - Testar

    As apresentações serão realizadas em sala de aula, e os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Desmistificar tabus e preconceitos que envolvem a menstruação.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nas apresentações.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o tema escolhido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da menstruação e explicar como ocorre.
  • Orientar e auxiliar os alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema.
  • Desenvolver um projeto de apresentação sobre o tema escolhido.