Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A menstruação é um assunto que ainda é considerado tabu em muitas culturas, inclusive na brasileira. No entanto, é um tema extremamente importante e presente na vida de todas as mulheres. É fundamental que as meninas e meninos aprendam desde cedo sobre o funcionamento do corpo humano e sobre as transformações que ocorrem na puberdade. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada nesta aula, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as experiências das mulheres durante o período menstrual. Para tornar a aula mais envolvente e didática, serão apresentados exemplos práticos e cotidianos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de se falar sobre a menstruação. Será feita uma breve revisão sobre o sistema reprodutor feminino e os hormônios envolvidos no processo.

  2. Etapa 2 - Criando o mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha com o mapa de empatia. Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as experiências das mulheres durante o período menstrual. Circule pela sala, tire dúvidas e auxilie os alunos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. Medie a discussão, estimulando perguntas e reflexões sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Curiosidades sobre a menstruação

    Apresente algumas curiosidades sobre a menstruação, como a quantidade de sangue perdida, a duração média do ciclo menstrual e os sintomas comuns durante o período menstrual. Serão utilizados exemplos práticos e cotidianos para tornar o assunto mais interessante para os alunos.

  5. Etapa 5 - Debates em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para debaterem questões relacionadas à menstruação, como a influência do ciclo menstrual no humor das mulheres e a importância da higiene íntima. O professor deverá estimular a discussão e mediar os debates.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos debates

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma. Medie a discussão e estimule perguntas e reflexões sobre as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância de se falar sobre a menstruação. Serão tiradas dúvidas finais e os alunos serão incentivados a pesquisarem mais sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
  • Estimular a empatia e o respeito pelas experiências das mulheres durante o período menstrual.
  • Promover a discussão sobre um tema considerado tabu na sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Preenchimento adequado do mapa de empatia.
  • Apresentação clara e objetiva dos debates em grupo.
  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Mediar as atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
  • Utilizar exemplos práticos e cotidianos para tornar o assunto mais interessante para os alunos.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Respeitar as opiniões e experiências dos alunos durante as discussões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Preencher adequadamente o mapa de empatia.
  • Apresentar claramente os debates em grupo.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados na aula.