Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A menstruação é um assunto que ainda é tabu em nossa sociedade, mas é extremamente importante para a saúde feminina e deve ser discutido de forma clara e objetiva. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para tornar o tema mais envolvente e didático. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas à menstruação, para desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, abordando a importância de discutir a menstruação e seus mitos e verdades.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá receber um kit contendo: cartolina, lápis de cor, régua, tesoura, cola, dados e fichas para elaboração do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo de tabuleiro com 51 casas, utilizando as fichas de perguntas e ações que foram distribuídas, além de outras que possam ser criadas pelos próprios alunos. O jogo deve abordar o tema da menstruação e seus subtópicos, como ciclo menstrual, higiene íntima, contracepção, entre outros.

    (Crie as fichas de perguntas e ações baseadas em tópicos simples e cotidiano dos alunos, e gradualmente vá aumentando a complexidade.)


  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas. Os alunos devem avaliar o jogo de forma crítica, apontando pontos fortes e fracos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Em um momento de discussão em grupo, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com a atividade, os mitos e verdades sobre a menstruação e como podem levar essas informações adiante.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade, a criatividade na elaboração do jogo e o envolvimento na discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de discutir a menstruação de forma clara e objetiva, e incentivando os alunos a compartilharem as informações aprendidas com outras pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Promover a discussão sobre a menstruação de forma clara e objetiva, desmistificando mitos e verdades.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo.
  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Envolvimento na discussão em grupo.
  • Contribuição na reflexão sobre o tema.
  • Respeito às regras e aos colegas durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Disponibilizar os materiais necessários para a elaboração do jogo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do jogo.
  • Contribuir com ideias criativas para o jogo.
  • Respeitar as regras e os colegas durante a atividade.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre o tema e compartilhar as informações aprendidas com outras pessoas.