Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A menstruação é um tema que ainda é tratado com muito tabu em nossa sociedade, mas é uma parte natural do ciclo reprodutivo feminino. É importante que tanto meninas quanto meninos tenham conhecimento sobre esse assunto para que possam entender melhor as transformações que ocorrem na puberdade e respeitar o corpo e a saúde das mulheres. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir curiosidades sobre a menstruação e seus efeitos no corpo feminino. Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo critérios de Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo uma pergunta para a turma: "O que vocês sabem sobre a menstruação?". A partir das respostas, introduza o tema e explique o que é a menstruação e como ela funciona.

  2. Etapa 2 - Debate Crítico

    Os alunos irão se dividir em grupos e escolher um ou mais subtópicos sobre curiosidades da menstruação para discutir. Os subtópicos podem incluir: mitos e verdades sobre a menstruação, como a menstruação afeta o humor e o comportamento, curiosidades sobre o ciclo menstrual, entre outros. Forneça materiais de apoio para a pesquisa, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar a discussão do subtópico escolhido. Oriente os alunos sobre os critérios a serem avaliados, como clareza, objetividade, argumentação, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar seus templates para a turma e explicar como avaliaram a discussão do subtópico escolhido. Medie e incentivar a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Reflexão e Conclusão

    Finalize a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para o desenvolvimento da discussão e avaliação dos subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e a desconstrução de tabus e preconceitos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do template de avaliação por rúbrica.
  • Argumentação consistente e embasada nos subtópicos escolhidos.
  • Participação ativa e respeitosa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada dos materiais de apoio fornecidos pelo professor.
  • Reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa e discussão em grupo.
  • Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.
  • Avaliar a participação e desempenho dos alunos na atividade.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre os subtópicos escolhidos.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar a discussão do subtópico escolhido.
  • Apresentar o template de avaliação por rúbrica e explicar como avaliaram a discussão do subtópico escolhido.
  • Participar ativamente e respeitosamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada.