Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A menstruação é um tema que ainda é tratado com muito tabu em nossa sociedade, mas é uma parte natural do ciclo reprodutivo feminino. É importante que tanto meninas quanto meninos tenham conhecimento sobre esse assunto para que possam entender melhor as transformações que ocorrem na puberdade e respeitar o corpo e a saúde das mulheres. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir curiosidades sobre a menstruação e seus efeitos no corpo feminino. Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo critérios de Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula fazendo uma pergunta para a turma: "O que vocês sabem sobre a menstruação?". A partir das respostas, introduza o tema e explique o que é a menstruação e como ela funciona.Etapa 2 - Debate Crítico
Os alunos irão se dividir em grupos e escolher um ou mais subtópicos sobre curiosidades da menstruação para discutir. Os subtópicos podem incluir: mitos e verdades sobre a menstruação, como a menstruação afeta o humor e o comportamento, curiosidades sobre o ciclo menstrual, entre outros. Forneça materiais de apoio para a pesquisa, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar a discussão do subtópico escolhido. Oriente os alunos sobre os critérios a serem avaliados, como clareza, objetividade, argumentação, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Os grupos irão apresentar seus templates para a turma e explicar como avaliaram a discussão do subtópico escolhido. Medie e incentivar a participação de todos.Etapa 5 - Reflexão e Conclusão
Finalize a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para o desenvolvimento da discussão e avaliação dos subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e a desconstrução de tabus e preconceitos.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação do template de avaliação por rúbrica.
- Argumentação consistente e embasada nos subtópicos escolhidos.
- Participação ativa e respeitosa na discussão em grupo.
- Utilização adequada dos materiais de apoio fornecidos pelo professor.
- Reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa e discussão em grupo.
- Mediar a discussão e incentivar a participação de todos.
- Avaliar a participação e desempenho dos alunos na atividade.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo sobre os subtópicos escolhidos.
- Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar a discussão do subtópico escolhido.
- Apresentar o template de avaliação por rúbrica e explicar como avaliaram a discussão do subtópico escolhido.
- Participar ativamente e respeitosamente da discussão em grupo.
- Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada.