Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A menstruação é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é uma das principais transformações que ocorrem no corpo feminino durante a puberdade. Além disso, é um assunto que afeta diretamente a vida de muitas meninas em idade escolar. Neste contexto, a metodologia de Rotação por estações será aplicada, dividindo a turma em grupos e oferecendo diferentes atividades para que os alunos possam aprender sobre o assunto de forma mais dinâmica e interativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique sua importância para a saúde das meninas. Serão exibidos vídeos e imagens que ajudarão na compreensão do assunto.Alguns temas a serem abordados: cólicas, fluxo da menstruação, concepção e menstruação,síndrome do choque tóxico.
Etapa 2 - Estação 1 - O ciclo menstrual
Os alunos irão aprender sobre o ciclo menstrual, como ele ocorre e suas fases. Serão utilizados materiais didáticos como cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais lúdico.Etapa 3 - Estação 2 - Higiene e cuidados
Os alunos irão aprender sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período menstrual, como a higiene pessoal e o uso correto de absorventes. Serão utilizados materiais didáticos como folders e vídeos.Etapa 4 - Estação 3 - Mitos e verdades
Os alunos irão aprender sobre os mitos e verdades que cercam o tema menstruação. Serão utilizados materiais didáticos como cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais lúdico.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Oriente a discussão e tire dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e aprendizados para a turma. Avalie e oriente as apresentações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de cuidar da saúde durante o período menstrual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular o trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
- Compreensão do tema e dos cuidados necessários durante o período menstrual.
Ações do professor
- Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante as atividades.
- Avaliar e orientar as apresentações dos grupos.
- Reforçar a importância da higiene e dos cuidados durante o período menstrual.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Apresentar suas conclusões e aprendizados de forma clara e objetiva.