Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A menstruação é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois é uma das principais transformações que ocorrem no corpo feminino durante a puberdade. Além disso, é um assunto que afeta diretamente a vida de muitas meninas em idade escolar. Neste contexto, a metodologia de Rotação por estações será aplicada, dividindo a turma em grupos e oferecendo diferentes atividades para que os alunos possam aprender sobre o assunto de forma mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sua importância para a saúde das meninas. Serão exibidos vídeos e imagens que ajudarão na compreensão do assunto.

    Alguns temas a serem abordados: cólicas, fluxo da menstruação, concepção e menstruação,síndrome do choque tóxico.


  2. Etapa 2 - Estação 1 - O ciclo menstrual

    Os alunos irão aprender sobre o ciclo menstrual, como ele ocorre e suas fases. Serão utilizados materiais didáticos como cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais lúdico.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Higiene e cuidados

    Os alunos irão aprender sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período menstrual, como a higiene pessoal e o uso correto de absorventes. Serão utilizados materiais didáticos como folders e vídeos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mitos e verdades

    Os alunos irão aprender sobre os mitos e verdades que cercam o tema menstruação. Serão utilizados materiais didáticos como cartazes e jogos para tornar o aprendizado mais lúdico.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Oriente a discussão e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e aprendizados para a turma. Avalie e oriente as apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de cuidar da saúde durante o período menstrual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular o trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
  • Compreensão do tema e dos cuidados necessários durante o período menstrual.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante as atividades.
  • Avaliar e orientar as apresentações dos grupos.
  • Reforçar a importância da higiene e dos cuidados durante o período menstrual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar suas conclusões e aprendizados de forma clara e objetiva.