Aula sobre Curiosidades Sobre A Menstruacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A menstruação é um assunto que faz parte da vida de todas as mulheres, mas ainda é cercado de mitos e tabus. É importante que os estudantes compreendam o que é a menstruação, como ela acontece e qual a sua importância para a saúde da mulher. Além disso, é fundamental que os alunos entendam que a menstruação faz parte do processo de desenvolvimento do corpo feminino e que eles devem respeitar e apoiar as mulheres em suas vidas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os estudantes criem um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a menstruação e quais são as suas dúvidas. Fale curiosidades e crenças sobre a menstruação (que é possível engravidar durante a menstruação, usar oab não tira a virgindade). Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura e pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o tema e ler um texto previamente selecionado pelo professor. O texto deve conter informações detalhadas sobre o que é a menstruação, como ela acontece e quais são as suas funções no corpo feminino.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central do mapa deve ser "Menstruação". Os alunos devem criar oito sub-ideias relacionadas ao tema e, para cada uma delas, devem criar dois níveis de profundidade. Os alunos podem utilizar recursos visuais como desenhos e imagens para ilustrar o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais com a turma e explicar o que cada um dos elementos significa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância do respeito às mulheres e de se buscar informações corretas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações corretas sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a construção de um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Compreensão correta do tema.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo explicativo sobre o tema para a introdução da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre a menstruação.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.