Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A ovulação é um assunto que muitas vezes é tratado como tabu e pouco explorado nas escolas. No entanto, compreender o funcionamento do ciclo menstrual e da ovulação é fundamental para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas que possuem um sistema reprodutivo. Além disso, entender as transformações que ocorrem durante a puberdade é importante para que os alunos possam compreender as mudanças que estão acontecendo em seus próprios corpos e se relacionar de maneira mais saudável com a sexualidade. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema da ovulação e explique brevemente como ela funciona no ciclo menstrual. Em seguida, explique como funciona a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a ovulação e suas curiosidades em grupos. Eles devem buscar informações em livros, sites confiáveis e artigos científicos. Oriente-os a buscar informações em fontes confiáveis e a registrar as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço do que será apresentado no modelo de design sprint. Eles devem pensar em como organizar as informações, quais curiosidades sobre a ovulação serão incluídas, como apresentar as informações de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem escolher qual será o formato do modelo de design sprint, considerando a clareza e objetividade na apresentação das informações. Eles devem apresentar suas escolhas para a turma e justificar o porquê de suas decisões.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os grupos devem criar o modelo de design sprint. Eles podem usar cartolinas, papel sulfite, canetas coloridas e outros materiais para criar um modelo visual e atraente.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de design sprint para a turma e explicar as curiosidades sobre a ovulação selecionadas. Os demais alunos devem dar feedbacks sobre a clareza e objetividade das informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final faça uma breve reflexão sobre a aula e questionar os alunos sobre o que aprenderam. É importante que eles possam sentir que o conhecimento adquirido é importante e relevante para suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e a seleção de informações relevantes.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e tomar decisões em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas no template de design sprint.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Seleção de informações relevantes e confiáveis durante a pesquisa.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa em fontes confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos sobre a clareza e objetividade das informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a ovulação e suas curiosidades em fontes confiáveis.
  • Trabalhar em grupo para criar o template de design sprint.
  • Apresentar o template de design sprint e dar feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos demais grupos.