Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ovulação é um processo fundamental para a reprodução humana e é importante que os estudantes do 8º ano do ensino fundamental compreendam como ele acontece. Além disso, a ovulação também pode ser um assunto de curiosidade e interesse para os alunos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as emoções e perspectivas das pessoas envolvidas no processo de ovulação.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça a introdução sobre o tema e explicará a importância da ovulação para a reprodução humana. Em seguida, os alunos farão uma rodada de perguntas para esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia sobre a ovulação, contendo os campos: "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos trabalharão em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir e preencher o mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, destacando as principais emoções e perspectivas envolvidas no processo de ovulação.

  4. Etapa 4 - Entendendo o processo de ovulação

    Explique detalhadamente como ocorre o processo de ovulação, desde a liberação do óvulo até a sua chegada ao útero.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente aos alunos exemplos práticos de como a ovulação pode ser observada e monitorada, como a temperatura basal e a utilização de testes de ovulação. Os alunos poderão fazer perguntas e participar da discussão.

  6. Etapa 6 - Reflexão em grupo

    Os alunos farão uma reflexão em grupo sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Design Thinking ajudou no processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Sistematização do conhecimento

    Ao final faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e pedirá para os alunos escreverem em seus cadernos o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso".
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa de empatia.
  • Compreensão detalhada do processo de ovulação.
  • Participação ativa dos alunos na discussão dos exemplos práticos apresentados.

Ações do professor

  • Elaborar materiais didáticos claros e objetivos.
  • Promover a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do mapa de empatia.
  • Fazer perguntas e participar da discussão dos exemplos práticos apresentados.
  • Refletir sobre o que aprendeu na aula e sistematizar seus conhecimentos.