Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A ovulação é um processo fundamental no ciclo menstrual feminino, que ocorre quando o ovário libera um óvulo maduro para ser fecundado. É importante que os alunos compreendam como esse processo ocorre e quais são as suas curiosidades. Essa aula será ministrada através da metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Curiosidades sobre a ovulação" e seus objetivos aos alunos. Em seguida, os alunos irão formar grupos e cada grupo irá selecionar um líder que irá representar o grupo.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Sugira algumas regras do jogo (pontos, ações, metas, etc.) e como ele deverá ser jogado. Os alunos irão receber o material necessário para a criação do jogo, como papel cartão, canetas coloridas, tesouras, dados e pinos.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos irão criar o tabuleiro com no mínimo 10 casas, que deverá ter informações sobre a ovulação e seus subtópicos. Eles terão que pesquisar e selecionar as informações mais importantes para incluir no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Os alunos irão criar os cards de perguntas e ações do jogo, que deverão ser relacionados ao tema da ovulação. As perguntas deverão ser elaboradas para que os jogadores possam aprender enquanto jogam.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, a fim de verificar se as regras estão claras e se as perguntas estão bem elaboradas.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre o jogo

    Os alunos irão discutir sobre o jogo e suas curiosidades, visando aprender uns com os outros e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e destacando a importância do aprendizado sobre a ovulação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso".
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema da ovulação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração dos alunos na elaboração do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
  • Clareza das regras do jogo e do tabuleiro criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de explicar as curiosidades sobre a ovulação.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Esclarecer dúvidas sobre o tema da ovulação.
  • Incentivar a colaboração e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o jogo.
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a ovulação.
  • Elaborar perguntas e ações para o jogo.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Discutir e aprender com os colegas sobre as curiosidades da ovulação.