Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ovulação é um processo fundamental para a reprodução humana e é importante que os alunos compreendam como ele ocorre. Além disso, é uma oportunidade para discutir questões de gênero e como o conhecimento sobre o próprio corpo pode empoderar as mulheres. Nesta aula, os estudantes irão utilizar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir curiosidades sobre a ovulação e suas implicações na puberdade. Por exemplo, é possível discutir como o ciclo menstrual é regulado pelos hormônios e como isso afeta o corpo feminino.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a ovulação e sua importância para a reprodução humana. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto e o professor fará uma lista no quadro.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica na atividade, que será explicada pelo professor.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor apresentará argumentos a favor da ovulação, o grupo opositor apresentará argumentos contra a ovulação e a banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados. O grupo de observadores irá observar a atividade e fazer anotações sobre as argumentações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados e dará uma nota para cada grupo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as curiosidades apresentadas e como elas se relacionam com a puberdade e o conhecimento sobre o próprio corpo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular o trabalho em grupo e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre questões de gênero e empoderamento feminino.

Critérios de avaliação

  • Coerência e qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação e contribuição da banca julgadora.
  • Observações e anotações feitas pelo grupo de observadores.
  • Participação e contribuição dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão e reflexão sobre o tema demonstradas pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente as tarefas de cada grupo.
  • Conduzir a discussão e o debate de forma equilibrada e imparcial.
  • Estimular a participação e a contribuição de todos os alunos.
  • Fazer uma conclusão clara e resumida da aula.
  • Estar atento a possíveis dúvidas dos alunos e esclarecê-las.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
  • Fazer anotações sobre as argumentações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
  • Contribuir na discussão em grupo e fazer reflexões sobre o tema.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.