Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A ovulação é um processo fundamental para a reprodução humana e é importante que os alunos compreendam como ele ocorre. Além disso, é uma oportunidade para discutir questões de gênero e como o conhecimento sobre o próprio corpo pode empoderar as mulheres. Nesta aula, os estudantes irão utilizar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir curiosidades sobre a ovulação e suas implicações na puberdade. Por exemplo, é possível discutir como o ciclo menstrual é regulado pelos hormônios e como isso afeta o corpo feminino.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a ovulação e sua importância para a reprodução humana. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto e o professor fará uma lista no quadro.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma tarefa específica na atividade, que será explicada pelo professor.Etapa 3 - Pesquisa e preparação
Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor apresentará argumentos a favor da ovulação, o grupo opositor apresentará argumentos contra a ovulação e a banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados. O grupo de observadores irá observar a atividade e fazer anotações sobre as argumentações apresentadas.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados e dará uma nota para cada grupo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após o debate, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as curiosidades apresentadas e como elas se relacionam com a puberdade e o conhecimento sobre o próprio corpo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular o trabalho em grupo e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a reflexão sobre questões de gênero e empoderamento feminino.
Critérios de avaliação
- Coerência e qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Participação e contribuição da banca julgadora.
- Observações e anotações feitas pelo grupo de observadores.
- Participação e contribuição dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão e reflexão sobre o tema demonstradas pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar claramente as tarefas de cada grupo.
- Conduzir a discussão e o debate de forma equilibrada e imparcial.
- Estimular a participação e a contribuição de todos os alunos.
- Fazer uma conclusão clara e resumida da aula.
- Estar atento a possíveis dúvidas dos alunos e esclarecê-las.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
- Fazer anotações sobre as argumentações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
- Contribuir na discussão em grupo e fazer reflexões sobre o tema.
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.