Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ovulação é um processo importante para a reprodução humana. É importante que os estudantes entendam como ocorre a ovulação e como ela é importante para a fertilização. Durante a aula, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos aprendam de forma divertida e interativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicará a importância da ovulação para a fertilização. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Ciclo menstrual

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre o ciclo menstrual e como ele está relacionado à ovulação. Eles poderão realizar uma atividade prática, como desenhar o ciclo menstrual e identificar as fases do ciclo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Hormônios sexuais

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre os hormônios sexuais envolvidos na ovulação. Eles poderão realizar uma atividade prática, como criar um cartaz explicando a função dos hormônios sexuais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Fertilização

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a fertilização e como ela ocorre após a ovulação. Eles poderão realizar uma atividade prática, como desenhar a fertilização e identificar as etapas do processo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma recapitulação do que foi aprendido nas estações e incentive os alunos a fazerem perguntas e esclarecerem dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma eficaz.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em explicar os processos relacionados à ovulação.
  • Qualidade das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Esclarecer dúvidas e fazer perguntas ao professor.