Aula sobre Curiosidades Sobre A Ovulacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ovulação é um processo importante para a reprodução humana, e é necessário que os alunos tenham um entendimento básico sobre ele. Além disso, é importante que os estudantes desenvolvam habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Nesta aula, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a sua própria aprendizagem sobre o tema. Para contextualizar o assunto, leve para aula exemplos de situações cotidianas em que a ovulação é importante, como a concepção e o controle da fertilidade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é a ovulação e por que ela é importante. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a tirarem dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e entregue materiais de pesquisa sobre a ovulação. Os grupos terão que pesquisar sobre o tema e preparar uma apresentação para a próxima aula.

  3. Etapa 3 - Apresentações

    Todos os grupos irão apresentar seus respectivos trabalhos e durante as apresentações é importante incentivar a participação dos demais alunos com perguntas e comentários.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs

    Depois das apresentações, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". Eles devem avaliar a sua própria aprendizagem sobre o tema e compartilhar com os colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os resultados da Dinâmica dos 3 Qs, incentivando os alunos a compartilharem suas percepções e comentários sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exemplificando

    Apresente exemplos práticos sobre a ovulação, como a utilização de métodos contraceptivos e os efeitos dos hormônios no corpo humano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Para finalizar a aula, o professor pode sugerir atividades complementares, como a leitura de artigos sobre o tema ou a criação de vídeos explicativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de trabalhos em grupo.
  • Incentivar a autoavaliação e a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação de pesquisa sobre a ovulação.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado e completo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da apresentação.
  • Conduzir a discussão sobre a Dinâmica dos 3 Qs e os resultados da autoavaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e preparar uma apresentação sobre o tema.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria aprendizagem.