Aula sobre Curiosidades Sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando uma grande variedade de plantas e animais. Além disso, é um bioma muito importante para a economia brasileira, pois é nele que se encontra grande parte das nascentes de rios que abastecem as principais bacias hidrográficas do país. Serão exploradas algumas curiosidades sobre o Cerrado, como suas características, a fauna e flora típicas, e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que vivem no Cerrado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula apresentando o tema "Curiosidades sobre o Cerrado" e contextualizando a importância desse bioma para o Brasil e para o mundo.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que vivem no Cerrado.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o Cerrado

    Os alunos farão uma pesquisa sobre o Cerrado, buscando informações sobre suas características, a fauna e flora típicas, e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade.

  4. Etapa 4 - Apresentação das pesquisas

    Cada grupo apresentará suas pesquisas para a turma, compartilhando as informações e curiosidades que encontraram sobre o Cerrado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as informações apresentadas nas pesquisas, buscando correlacionar as características do Cerrado com a fauna e flora típicas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos realizarão uma atividade prática em que deverão desenhar e representar em um mapa as principais características do Cerrado, como vegetação, rios, animais, dentre outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância do Cerrado para o meio ambiente e para a sociedade, e como os alunos podem contribuir para a sua preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.
  • Estimular a pesquisa e a curiosidade dos alunos sobre o Cerrado.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
  • Estimular a criatividade dos alunos na atividade prática de desenhar o mapa do Cerrado.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da atividade prática de desenhar o mapa do Cerrado.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância do Cerrado para o meio ambiente e para a sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa sobre o Cerrado.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na atividade prática de desenhar o mapa do Cerrado.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o Cerrado.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade prática de desenhar o mapa do Cerrado.
  • Compreender a importância do Cerrado para o meio ambiente e para a sociedade.