Aula sobre Curiosidades Sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil, abrangendo cerca de 25% do território nacional. No entanto, muitas pessoas desconhecem a riqueza e a diversidade desse ecossistema, que é o lar de diversas espécies de animais e plantas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer curiosidades sobre o Cerrado e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de argumentação e debate por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é que eles possam compreender as características do Cerrado e sua importância para a biodiversidade brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema da aula, introduzindo os principais conceitos relacionados ao Cerrado e sua importância para o meio ambiente e a biodiversidade brasileira.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao Cerrado, como a fauna, a flora, os solos e as características climáticas. Eles devem preparar argumentos e evidências para defender ou refutar a tese proposta pela banca julgadora.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo pré-determinado para apresentar seus argumentos e evidências. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusões

    Os grupos de observadores farão uma análise crítica dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Em seguida, todos os grupos deverão concluir o debate, apresentando suas considerações finais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promover uma discussão em grupo sobre as principais características do Cerrado e sua importância para o meio ambiente e a biodiversidade brasileira.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Fazer uma avaliação geral da aula, destacando os pontos positivos e negativos e incentivando a participação dos alunos na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Compreender as características do Cerrado e sua importância para a biodiversidade brasileira.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Evidências consistentes.
  • Respeito às regras do debate.
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos sobre a metodologia do debate crítico.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Moderar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e avaliar os resultados da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos e evidências sobre o subtema escolhido.
  • Participar ativamente do debate, defendendo ou refutando a tese proposta pela banca julgadora.
  • Fazer observações críticas sobre os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Contribuir para a discussão em grupo e avaliar a aula de forma positiva e construtiva.