Aula sobre Curiosidades Sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e é considerado a savana brasileira. Ele abrange cerca de 25% do território nacional e é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade. O Cerrado é caracterizado por sua vegetação baixa, com árvores e arbustos retorcidos e troncos grossos. Ele também tem uma grande variedade de animais, como o lobo-guará, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, além de várias espécies de aves e insetos. Vamos explorar algumas curiosidades sobre o Cerrado e aprender mais sobre sua biodiversidade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e contextualizar a atividade de Rotação por estações. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Curiosidades sobre a fauna do Cerrado

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a biodiversidade do Cerrado, com foco em algumas espécies animais que vivem lá. Eles deverão pesquisar sobre alguns animais típicos do bioma, como o lobo-guará, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, entre outros. Depois, deverão criar um cartaz com informações sobre as características desses animais, como sua alimentação, habitat e curiosidades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Curiosidades sobre a flora do Cerrado

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a vegetação do Cerrado, com foco em algumas espécies vegetais que vivem lá. Eles deverão pesquisar sobre algumas plantas típicas do bioma, como o pequi, o buriti, a lobeira, entre outras. Depois, deverão criar um cartaz com informações sobre as características dessas plantas, como seu uso na alimentação, medicina e curiosidades.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Curiosidades sobre o clima do Cerrado

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre o clima do Cerrado e como ele influencia a biodiversidade do bioma. Eles deverão pesquisar sobre as características do clima do Cerrado, como a quantidade de chuva, temperatura, umidade relativa do ar, entre outras. Depois, deverão criar um cartaz com informações sobre como o clima influencia a flora e fauna do Cerrado.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos apresentarão seus cartazes e compartilharão com a turma as informações que aprenderam sobre as curiosidades do Cerrado.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Fazer uma breve reflexão sobre a atividade e sua importância para a compreensão da biodiversidade do Cerrado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade dos cartazes produzidos.
  • Clareza e organização na apresentação das informações.
  • Compreensão das características do clima, da flora e da fauna do Cerrado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a atividade de Rotação por estações.
  • Orientar os alunos na realização das atividades em grupo.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Fazer a mediação dos debates e discussões entre os grupos.
  • Fazer a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar sobre as curiosidades do Cerrado.
  • Criar cartazes com informações sobre a fauna, flora e clima do Cerrado.
  • Apresentar oralmente os cartazes produzidos.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade.