Aula sobre Dados Em Graficos E Tabelas Erros E Manipulacao De Dados
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que a aula sobre "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados" é fundamental para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar e identificar elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia. Essa habilidade é importante para que os alunos possam se tornar cidadãos críticos e conscientes, capazes de interpretar informações e tomar decisões com base em dados confiáveis.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados" e explique a importância de desenvolver a habilidade de analisar e identificar elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as pessoas se sentem ao serem manipuladas por gráficos e tabelas.Etapa 3 - Identificação de erros em gráficos
Os alunos irão analisar gráficos divulgados pela mídia e identificar os elementos que podem induzir erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.Etapa 4 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem os erros identificados e como eles podem afetar a interpretação dos dados apresentados.Etapa 5 - Criação de gráficos corretos
Após a discussão, eles deverão criar gráficos corretos com base nos dados apresentados, levando em consideração os erros identificados anteriormente.Etapa 6 - Apresentação dos gráficos
Os alunos irão apresentar os gráficos criados e explicar como eles foram elaborados, levando em consideração os erros identificados anteriormente. Estimule a participação de todos.Etapa 7 - Reflexão final
Conduzauma reflexão final sobre a importância de analisar e identificar elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar e identificar elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos corretos.
- Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre a importância de interpretar informações com base em dados confiáveis.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.
- Criação de gráficos corretos com base nos dados apresentados.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos gráficos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de desenvolver a habilidade de analisar e identificar elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação dos erros em gráficos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos corretos.
- Conduzir a reflexão final sobre a importância de interpretar informações com base em dados confiáveis.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para entender como as pessoas se sentem ao serem manipuladas por gráficos e tabelas.
- Identificar os elementos que podem induzir erros de leitura em gráficos divulgados pela mídia.
- Criar gráficos corretos com base nos dados apresentados.
- Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação dos gráficos.
- Refletir sobre a importância de interpretar informações com base em dados confiáveis.