Aula sobre Dados Em Graficos E Tabelas Erros E Manipulacao De Dados
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula dizendo para os alunos que eles trabalharão com o tema "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados". Esse tema é muito importante, pois nos ajuda a entender como as informações são apresentadas em gráficos e tabelas e como podemos identificar possíveis erros ou manipulações. É comum encontrarmos gráficos e tabelas em jornais, revistas, sites e até mesmo em redes sociais, e é importante saber como analisá-los corretamente.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a importância de analisar gráficos e tabelas corretamente. Em seguida, os alunos irão criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.Etapa 2 - Identificação de erros em gráficos e tabelas
Os alunos irão analisar alguns exemplos de gráficos e tabelas e identificar possíveis erros ou manipulações. Oriente-os e ajudá-los a entender melhor como analisar essas informações.Etapa 3 - Criação de gráficos e tabelas
Peça para os alunos criarem seus próprios gráficos e tabelas, utilizando dados reais ou fictícios. Oriente\-os e ajude-os a escolher o tipo de gráfico ou tabela mais adequado para cada situação.Etapa 4 - Análise dos gráficos e tabelas criados
Os alunos irão analisar os gráficos e tabelas criados pelos colegas e identificar possíveis erros ou manipulações. Ajude-os a entender melhor como analisar essas informações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre os erros e manipulações identificados nos gráficos e tabelas analisados. Incentive a participação de todos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância de analisar gráficos e tabelas corretamente. Peça para os alunos registrarem suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.Etapa 7 - Tarefa de casa
Entregue aos alunos uma tabela contendo alguns dados sobre um tema escolhido pelo próprio professor. Peça para transformarem aqueles dados em gráficos. Corrija na próxima aula., revisando o conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e identificar erros em gráficos e tabelas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos e tabelas.
- Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de erros em gráficos e tabelas.
- Criação de gráficos e tabelas adequados para cada situação.
- Participação na discussão em grupo e no trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de analisar gráficos e tabelas corretamente.
- Orientar e ajudar os alunos na identificação de erros em gráficos e tabelas.
- Orientar e ajudar os alunos na criação de gráficos e tabelas adequados para cada situação.
- Estimular a discussão em grupo e o trabalho em equipe.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de analisar gráficos e tabelas corretamente.
Ações do aluno
- Criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.
- Identificar erros em gráficos e tabelas.
- Criar gráficos e tabelas adequados para cada situação.
- Participar da discussão em grupo e do trabalho em equipe.
- Registrar suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.