Aula sobre Dados Em Graficos E Tabelas Erros E Manipulacao De Dados

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula falando aos alunos que eles trabalharão com o tema "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados". Esse tema é muito importante, pois nos ajuda a entender como as informações são apresentadas em gráficos e tabelas e como podemos identificar possíveis erros ou manipulações de dados. É muito comum encontrarmos gráficos e tabelas em jornais, revistas, sites e até mesmo em redes sociais, e é importante que saibamos analisá-los de forma crítica e consciente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica. Será feita uma breve discussão em sala de aula sobre exemplos de gráficos e tabelas que os alunos já viram em seu cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificando erros em gráficos

    Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes gráficos e identificar possíveis erros, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. Disponibilize diferentes gráficos para que os alunos possam trabalhar em grupo de 3 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Manipulação de dados em tabelas

    Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes tabelas e identificar possíveis manipulações de dados, como a omissão de informações importantes, a utilização de dados desatualizados ou a apresentação de dados de forma tendenciosa. Disponibilize diferentes tabelas para que os alunos possam trabalhar nos mesmos grupos da estação anterior.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criando gráficos e tabelas

    Peça aos alunos para criarem seus próprios gráficos e tabelas, utilizando dados reais ou fictícios. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas estações anteriores e criar gráficos e tabelas corretos e precisos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão discutir com seus grupos os resultados obtidos em cada estação e compartilhar suas conclusões. Guie a discussão e ajude os alunos a identificar possíveis erros ou manipulações de dados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica e consciente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e identificar erros e manipulações de dados em gráficos e tabelas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos e tabelas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de erros em gráficos e tabelas.
  • Identificação correta de manipulações de dados em tabelas.
  • Criação de gráficos e tabelas corretos e precisos.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Análise crítica e consciente dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica.
  • Disponibilizar diferentes gráficos e tabelas para que os alunos possam trabalhar em grupo.
  • Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar possíveis erros ou manipulações de dados.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos e tabelas.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e reforçar a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica e consciente.

Ações do aluno

  • Analisar diferentes gráficos e identificar possíveis erros.
  • Analisar diferentes tabelas e identificar possíveis manipulações de dados.
  • Criar seus próprios gráficos e tabelas, utilizando dados reais ou fictícios.
  • Participar ativamente e colaborar em grupo.
  • Analisar criticamente os resultados obtidos e compartilhar suas conclusões em grupo.