Aula sobre Dados Em Graficos E Tabelas Erros E Manipulacao De Dados
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula falando aos alunos que eles trabalharão com o tema "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados". Esse tema é muito importante, pois nos ajuda a entender como as informações são apresentadas em gráficos e tabelas e como podemos identificar possíveis erros ou manipulações de dados. É muito comum encontrarmos gráficos e tabelas em jornais, revistas, sites e até mesmo em redes sociais, e é importante que saibamos analisá-los de forma crítica e consciente.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica. Será feita uma breve discussão em sala de aula sobre exemplos de gráficos e tabelas que os alunos já viram em seu cotidiano.Etapa 2 - Estação 1 - Identificando erros em gráficos
Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes gráficos e identificar possíveis erros, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. Disponibilize diferentes gráficos para que os alunos possam trabalhar em grupo de 3 a 5 alunos.Etapa 3 - Estação 2 - Manipulação de dados em tabelas
Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes tabelas e identificar possíveis manipulações de dados, como a omissão de informações importantes, a utilização de dados desatualizados ou a apresentação de dados de forma tendenciosa. Disponibilize diferentes tabelas para que os alunos possam trabalhar nos mesmos grupos da estação anterior.Etapa 4 - Estação 3 - Criando gráficos e tabelas
Peça aos alunos para criarem seus próprios gráficos e tabelas, utilizando dados reais ou fictícios. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas estações anteriores e criar gráficos e tabelas corretos e precisos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos irão discutir com seus grupos os resultados obtidos em cada estação e compartilhar suas conclusões. Guie a discussão e ajude os alunos a identificar possíveis erros ou manipulações de dados.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica e consciente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e identificar erros e manipulações de dados em gráficos e tabelas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos e tabelas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de erros em gráficos e tabelas.
- Identificação correta de manipulações de dados em tabelas.
- Criação de gráficos e tabelas corretos e precisos.
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Análise crítica e consciente dos resultados obtidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica.
- Disponibilizar diferentes gráficos e tabelas para que os alunos possam trabalhar em grupo.
- Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar possíveis erros ou manipulações de dados.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos e tabelas.
- Fazer uma breve conclusão sobre o tema e reforçar a importância de analisar gráficos e tabelas de forma crítica e consciente.
Ações do aluno
- Analisar diferentes gráficos e identificar possíveis erros.
- Analisar diferentes tabelas e identificar possíveis manipulações de dados.
- Criar seus próprios gráficos e tabelas, utilizando dados reais ou fictícios.
- Participar ativamente e colaborar em grupo.
- Analisar criticamente os resultados obtidos e compartilhar suas conclusões em grupo.