Aula sobre Dados Em Graficos E Tabelas Erros E Manipulacao De Dados

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que o tema "Dados em gráficos e tabelas: erros e manipulação de dados" é fundamental para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura. Essa habilidade é importante para que os alunos possam se tornar cidadãos críticos e conscientes, capazes de interpretar informações e tomar decisões com base em dados confiáveis.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes da aula, os alunos deverão pesquisar em sites de notícias e revistas gráficos e tabelas que possam induzir a erros de leitura. Eles deverão selecionar um gráfico ou tabela e analisá-lo, identificando os elementos que podem induzir a erros de leitura.

  2. Etapa 2 - Introdução da aula

    Apresente o tema da aula e explicar a importância de analisar e identificar erros em gráficos e tabelas. Em seguida, mostre exemplos de gráficos e tabelas que induzem a erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem os gráficos e tabelas selecionados em casa e identificar os erros de leitura. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Correção em grupo

    Os alunos deverão se reunir novamente em grupos para corrigir os erros de leitura identificados anteriormente. Cada grupo deverá apresentar suas correções para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos deverão criar um gráfico ou tabela com base em dados reais e apresentá-lo para a turma. Eles deverão explicar como criaram o gráfico ou tabela e como evitaram erros de leitura.

  6. Etapa 6 - ‘Dinâmica dos 3 Q’s’

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Instrua para preencherem o que acharam da atividade, o que aprenderam e os pontos principais do tema. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e identificar erros em gráficos e tabelas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos erros de leitura em gráficos e tabelas.
  • Correção adequada dos erros de leitura identificados.
  • Qualidade da apresentação do gráfico ou tabela criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de gráficos e tabelas que induzem a erros de leitura.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade da apresentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar gráficos e tabelas que induzem a erros de leitura.
  • Discutir em grupo os erros de leitura identificados.
  • Criar um gráfico ou tabela com base em dados reais e apresentá-lo para a turma.