Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula de Inglês sobre Rotina Diária é importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de conversação em inglês. Além disso, o tema permite que os estudantes reflitam sobre seus hábitos diários em língua estrangeira e se comuniquem com colegas sobre suas rotinas em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema "Daily Routine" e explicando a importância do vocabulário relacionado à rotina diária em inglês. Você pode utilizar exemplos práticos, como diários e agendas em inglês, para exemplificar.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e explique o objetivo da atividade. Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre a rotina diária de pessoas de diferentes países e elaborar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos vão realizar uma pesquisa sobre a rotina diária de pessoas de diferentes países em fontes confiáveis. Auxilie na escolha das fontes de pesquisa e esclareça dúvidas sobre o vocabulário em inglês.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo

    Cada grupo vai elaborar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas pesquisas e o modelo de avaliação por pares para a turma. Faça a mediação das discussões entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Após as apresentações, os grupos avaliam o desempenho dos colegas utilizando o modelo elaborado.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. Os alunos também podem expressar sua opinião sobre a atividade e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão oral e escrita em inglês.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral em inglês.
  • Trabalhar o vocabulário relacionado à rotina diária em inglês.
  • Trabalhar a habilidade de trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar a aula utilizando exemplos práticos, como diários e agendas em inglês.
  • Dividir a turma em grupos e explicar o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Auxiliar na escolha de fontes de pesquisa para os alunos.
  • Ser mediador nas discussões dos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar em fontes confiáveis sobre o tema.
  • Apresentar as ideias do grupo de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo elaborado.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.