Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de introduzir o tema "Daily Routine", questione os alunos sobre suas próprias rotinas diárias e faça uma discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre elas. Isso vai ajudar a engajar os alunos e a despertar o interesse pelo tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do modelo

    Apresente um modelo de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação e como eles funcionam.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Produção de texto

    Cada grupo irá criar um texto curto descrevendo a rotina diária de uma pessoa, incluindo atividades, horários e lugares. Eles terão que usar o modelo criado anteriormente para avaliar o trabalho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar o seu trabalho oralmente para a turma, usando os critérios de avaliação. Os outros grupos irão avaliar a apresentação segundo os critérios do modelo.

  5. Etapa 5 - Reflexão do trabalho

    Os alunos deverão refletir sobre as avaliações recebidas e discutir em grupo como poderiam melhorar o seu trabalho, com base nas críticas recebidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a criatividade e a colaboração;
  • Aprender o vocabulário e a gramática relacionados ao tema "Daily Routine";
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de escrita e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como as tarefas foram divididas e como o grupo trabalhou em conjunto;
  • Construção dos argumentos: coesão e coerência das ideias apresentadas no texto e na apresentação oral;
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade durante a apresentação oral;
  • Desempenho geral: a qualidade do trabalho como um todo.

Ações do professor

  • Apresentar o modelo de avaliação por pares e explicar como funciona;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do modelo e do texto;
  • Auxiliar os grupos durante a criação e apresentação do trabalho, dando feedbacks construtivos e incentivando a participação de todos os membros do grupo.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de avaliação por pares, com base nos critérios apresentados pelo professor;
  • Trabalhar em grupo para criar um texto curto descrevendo a rotina diária de uma pessoa;
  • Apresentar oralmente o trabalho para a turma, usando o modelo criado anteriormente para avaliar os trabalhos dos outros grupos;
  • Refletir sobre as avaliações recebidas e discutir em grupo como poderiam melhorar o seu trabalho.