Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nessa atividade, vamos falar sobre a rotina diária, na qual os alunos vão desenvolver habilidades linguísticas e comunicativas em inglês. Vamos utilizar a metodologia ativa “Estudo de Caso”, que é uma forma de aprendizagem baseada na resolução de problemas, em que os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem e, em duplas, criam um infográfico contento lacunas a serem preenchidas, para que posteriormente, possam apresentar aos colegas as atividades executadas em seu dia-a-dia, utilizando o vocabulário inglês estudado.

  1. Etapa 1 - Apresentação da proposta

    Introduza o tema da aula e o objetivo da atividade aos alunos. Explique que todos têm uma rotina que segue diariamente e que essa rotina é diferente para cada pessoa. Faça uma discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre elas. Isso vai ajudar a engajar os alunos e a despertar o interesse pelo tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos vão se dividir em duplas para a criação dos infográficos. Forneça um exemplo de infográfico e explique como funciona para que os alunos entendam como será realizada a atividade.

  3. Etapa 3 - Dinâmica em grupo

    Faça um brainstorming de palavras relacionadas à rotina diária, tais como: wake up, brush teeth, have breakfast, go to school, lunch, do homework, watch tv, sleep etc. Anote no quadro formando uma nuvem de palavras.

  4. Etapa 4 - Distribuição de materiais

    Distribua para a turma revistas, jornais e catálogos para que as duplas possam recortar imagens relacionadas às atividades cotidianas;

  5. Etapa 5 - Elaboração do infográfico

    Peça que as duplas criem um infográfico, que deverá conter lacunas a serem preenchidas com as atividades cotidianas em inglês.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Após a criação dos infográficos, cada dupla vai explicar as atividades cotidianas realizadas por eles e seus respectivos nomes em inglês.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê um feedback geral para a turma sobre o desenvolvimento da atividade e discuta como ela foi efetiva para a aprendizagem de novas palavras e expressões em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o desenvolvimento da comunicação em inglês através da criação de um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas;
  • Desenvolver a habilidade de compreensão oral e escrita dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de trabalhar em equipe e colaboração entre os alunos;
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no infográfico;
  • Habilidade de comunicação oral em inglês.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia utilizada na aula e seus objetivos;
  • Estimular a participação dos alunos durante a dinâmica de brainstorming e na elaboração dos infográficos;
  • Dar feedbacks construtivos durante as apresentações dos infográficos e fornecer as correções necessárias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e contribuir nas atividades;
  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do infográfico;
  • Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.