Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula contextualizando o assunto a ser abordado, mostrando a importância da rotina diária para o nosso bem-estar e organização. Use exemplos da rotina diária dos alunos e da sua própria rotina diária.
Etapa 1 - Gamificação
Explique aos alunos o que é gamificação e como ela pode ser usada para tornar a aprendizagem mais engajadora. Apresente aos alunos a proposta de criar um jogo sobre a rotina diária.Etapa 2 - Criação de Mapa de Registro
Instrua os alunos a criarem um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça para discutirem e criarem conceitos para seus jogos. Incentive a troca de ideias, a participação e a colaboração em grupo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Peça para cada grupo apresentar seu jogo em sala de aula. Incentive-os a apresentar todas as informações contidas no mapa de registro e a explicar por que seu jogo será engajador e um sucesso.Etapa 5 - Discussão final
Após as apresentações, reserve um tempo para a turma discutir sobre os jogos apresentados e escolher qual seria o mais engajador e bem desenvolvido.Etapa 6 - Avaliação
Use critérios claros de avaliação e dê feedbacks para cada grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de participar de troca de opiniões e informações sobre textos;
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos;
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Clareza e coerência do nome do jogo;
- Objetivo do jogo claro e bem definido;
- Esquema de recompensas adequado e engajador.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa de Gamificação e como usá-la;
- Incentivar a troca de ideias e a participação ativa dos alunos;
- Dar feedbacks claros e objetivos sobre cada jogo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Criar um jogo original e engajador;
- Apresentar seu jogo de forma clara e objetiva ao grupo.